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CECIs da DRE Capela recebem formação Imprensa Jovem Guarani
Iniciativa promove visitas mensais do Núcleo de Educomunicação da SME às Unidades.
Publicado em: 26/04/2017 12h03 | Atualizado em: 30/11/2020![CECIs_da_DRE_Capela_recebem_formacao_Imprensa_Jovens_Guarani_740_x_430.jpg](http://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Images/DRE_capela/37801.jpg)
Os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) Tenondé Porã e Krukutu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, estão recebendo o projeto Imprensa Jovem Guarani. Os encontros da formação acontecem uma vez por mês e são coordenados por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Os responsáveis pelo projeto são Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, e Marcela de Pina Bergamine, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) da DRE Capela. Já Vera Silvia e Adriano Lima, do CECI Tenondé Porã, e Tupã de Oliveira Paula, do CECI Krukutu, ajudam a organizar o projeto dentro das Unidades. O público alvo dessa formação são educadores de informática dos CECIs, crianças e jovens da aldeia.
De acordo com Carlos Lima, a parceria com o CECI começa em 2011, com a formação dos educadores guaranis. “Ao longo dos anos, foram realizados investimentos na formação de especialistas em Educomunicação para apropriação e uso das linguagens de comunicação para potencializar a cultura das três aldeias de São Paulo. O Imprensa Jovem Guarani possibilita aos indígenas a produção e recepção de informações genuinamente deles”, considera Carlos.
Segundo a Gestora dos CECIs, Vera Silvia do Espirito Santo, “o Imprensa Jovem Guarani tem como objetivo capacitar os jovens guaranis, facilitar a comunicação e viabilizar a produção e o registro das histórias por parte de educadores, crianças e mais velhos para fortalecer a cultura Guarani Mbyá”.
Vera explica que, neste ano, as primeiras formações são direcionadas para uso e aplicação de ferramentas de edição de áudio e vídeo, pois elas servem como base para o desenvolvimento do projeto de um modo geral. “A tecnologia nas aldeias traz a oportunidade de registrar o trabalho e as atividades culturais e coletivas, inclusive para a comunicação com outras etnias indígenas”, completa Vera.
O encontro mais recente do projeto aconteceu no dia 13 de abril. Na ocasião, formou-se uma roda de conversa na qual foi discutida a importância do rádio na aldeia. Destacou-se, por exemplo, a utilização dele como um meio de divulgação e registro das histórias do povo contadas pelos indígenas mais velhos. Já na segunda etapa da reunião, o trabalho foi mais prático: os participantes aprenderam as funções da mesa de som e como conectar este equipamento ao computador, à caixa de som e ao microfone.
“A oralidade é valorizada por meio da comunicação via rádio. O uso dessa tecnologia ajuda o trabalho dos educadores, organizando sua rotina e possibilitando a contação de histórias, auxiliando a se expressarem melhor e promovendo a divulgação de todo o trabalho realizado”, ressalta a Gestora.
Confira a galeria de imagens do último encontro da formação.
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