Notícias

CECIs da DRE Capela recebem formação Imprensa Jovem Guarani

Iniciativa promove visitas mensais do Núcleo de Educomunicação da SME às Unidades.

Publicado em: 26/04/2017 12h03 | Atualizado em: 30/11/2020
CECIs_da_DRE_Capela_recebem_formacao_Imprensa_Jovens_Guarani_740_x_430.jpg

Os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) Tenondé Porã e Krukutu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, estão recebendo o projeto Imprensa Jovem Guarani. Os encontros da formação acontecem uma vez por mês e são coordenados por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os responsáveis pelo projeto são Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, e Marcela de Pina Bergamine, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) da DRE Capela. Já Vera Silvia e Adriano Lima, do CECI Tenondé Porã, e Tupã de Oliveira Paula, do CECI Krukutu, ajudam a organizar o projeto dentro das Unidades. O público alvo dessa formação são educadores de informática dos CECIs, crianças e jovens da aldeia.

De acordo com Carlos Lima, a parceria com o CECI começa em 2011, com a formação dos educadores guaranis. “Ao longo dos anos, foram realizados investimentos na formação de especialistas em Educomunicação para apropriação e uso das linguagens de comunicação para potencializar a cultura das três aldeias de São Paulo. O Imprensa Jovem Guarani possibilita aos indígenas a produção e recepção de informações genuinamente deles”, considera Carlos.

Segundo a Gestora dos CECIs, Vera Silvia do Espirito Santo, “o Imprensa Jovem Guarani tem como objetivo capacitar os jovens guaranis, facilitar a comunicação e viabilizar a produção e o registro das histórias por parte de educadores, crianças e mais velhos para fortalecer a cultura Guarani Mbyá”.

Vera explica que, neste ano, as primeiras formações são direcionadas para uso e aplicação de ferramentas de edição de áudio e vídeo, pois elas servem como base para o desenvolvimento do projeto de um modo geral. “A tecnologia nas aldeias traz a oportunidade de registrar o trabalho e as atividades culturais e coletivas, inclusive para a comunicação com outras etnias indígenas”, completa Vera.

O encontro mais recente do projeto aconteceu no dia 13 de abril. Na ocasião, formou-se uma roda de conversa na qual foi discutida a importância do rádio na aldeia. Destacou-se, por exemplo, a utilização dele como um meio de divulgação e registro das histórias do povo contadas pelos indígenas mais velhos. Já na segunda etapa da reunião, o trabalho foi mais prático: os participantes aprenderam as funções da mesa de som e como conectar este equipamento ao computador, à caixa de som e ao microfone.

“A oralidade é valorizada por meio da comunicação via rádio. O uso dessa tecnologia ajuda o trabalho dos educadores, organizando sua rotina e possibilitando a contação de histórias, auxiliando a se expressarem melhor e promovendo a divulgação de todo o trabalho realizado”, ressalta a Gestora.

Confira a galeria de imagens do último encontro da formação.

Saiba mais sobre os CECIs.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de estudantes usando coletes do Recreio nas Férias participando do evento Anime Friends 1

Mais de 2.500 inscritos no Recreio nas Férias participaram do Anime Friends 2024

Publicado em: 29/10/2024 10h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas sentadas em auditório olhando para frente onde há uma mulher de pé segurando um microfone. Atrás dela há uma tela onde se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro sobre prevenção escolar

Publicado em: 29/10/2024 10h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da mão de uma estudante segurando um lápis sobre um caderno de provas.

Estudantes do Ensino Médio das escolas municipais participam de Provão Paulista Seriado

Publicado em: 29/10/2024 8h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um Centro Educacional Unificado por fora.
Fotografia tirada na Cinemateca Brasileira mostra crianças sentadas em sala de projeção.
1 11 12 13 14 15 1.479