Notícias

Campus Party 10 anos com #Imprensajovem10

Estudantes repórteres participam da comemoração de 10 anos de um dos maiores encontros de tecnologia do mundo.

Publicado em: 30/01/2017 17h00 | Atualizado em: 30/11/2020
campus_party_10_anos_com_imprensa_jovem_740_x_430.jpg

Em sua 10ª edição, a Campus Party, um dos maiores encontros de tecnologia do mundo, receberá alunas e alunos repórteres do Imprensa Jovem. O evento acontece de 31 de janeiro a 5 de fevereiro no Pavilhão de Exposições Anhembi.

Presente em todas as edições, o Imprensa Jovem se apropriou da atmosfera de inovação da Campus Party para incrementar suas praticas pedagógicas na escola. Segundo Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, “foi na Campus Party que o Imprensa Jovem adotou o blog, o podcast e o audiovisual como recursos de expressão comunicativa dos jovens. A experiência de cobertura jornalística desse evento possibilitou o conhecimento e a apropriação das redes sociais para estreitar a relação da escola com a comunidade, integrou definitivamente o uso do software livre nos projetos de Educomunicacao e, nos últimos anos, ampliou a visão pedagógica para uso de tecnologias móveis como o celular”.

Para Carlos, a Campus Party é para o Imprensa Jovem um locus de experimentação do estudante com as novas tecnologias. Essa experiência prática possibilita que novas ferramentas tecnológicas sejam aliadas ao uso da internet e passem a ser desenvolvidas nos projetos como ferramentas para a aprendizagem. Neste ano, será desenvolvido um aplicativo que poderá ser adotado pelas escolas para desenvolver o Imprensa Jovem. “A proposta é criar uma ferramenta que promova o intercâmbio entre os jovens comunicadores da escola, fomentar a criação de espaços na web de produção e veiculação da comunicação produzidas ‘pelos’ e ‘para’ os jovens e promover a reflexão crítica da mídia”, como explica o professor Carlos Lima.

Nos 10 anos de cobertura do Imprensa Jovem, não faltou originalidade no trabalho do alunos e alunas repórteres. A participação é uma atração a parte, como declarou Marcelo Branco, ativista e ex-diretor da Campus Party. Para ele, a cobertura do Imprensa Jovem é a grande sensação do evento, “não só por serem jovens, mas pela qualidade da cobertura que consegue pegar furos de reportagens, além das atividades desenvolvidas e acompanhadas pelos campuseiros em geral”.

O ex-presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza, destaca que a experiência se consolidou na Campus e despertou o interesse dos estudantes como uma oportunidade de aprendizado mútuo e frutífero entre jovens jornalistas e o público do evento.

Assista a entrevista com Marcelo Branco.

Participam da cobertura deste ano as seguintes equipes do Imprensa Jovem:

EMEF Professor Roberto Mange – DRE Butantã
EMEF. Dr. José Dias da Silveira – DRE Butantã
EMEF Mauro Faccio Gonçalves – DRE Campo Limpo
CEU EMEF Cidade Dutra – DRE Capela dop Socorro
EMEF General Júlio Marcondes Salgado – DRE Jaçanã
EMEF Luiz David Sobrinho – DRE Pirituba
EMEF Professor Jairo de Almeida – DRE Pirituba
EMEF Enzo Antônio Silvestrin – DRE Pirituba
EMEF Sud Mennucci – DRE São Miguel

Imprensa Jovem – Atualmente, o Imprensa Jovem conta com 200 agências de notícias que atendem cerca de 2500 estudantes repórteres. Em 2016, tornou-se Programa Imprensa Jovem – Portaria nº 7.991/16 na Rede Municipal de Ensino.

Neste ano, 50 participantes entre professores e estudantes realizarão a cobertura jornalística do evento. As matérias produzidas pelas equipes serão divulgadas no site do Núcleo de Educomunicação, nas Redes Sociais do Imprensa Jovem 10 e no App Educom

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210