Notícias

Campanha nas escolas municipais de São Paulo alerta sobre importância da vacinação

Criado em parceria com o Instituto Butantan e Maurício de Sousa Produções, projeto inclui concurso cultural e entrega de gibis educativos

Publicado em: 14/04/2021 15h15 | Atualizado em: 14/04/2021

 

Campanha de Vacinação Turma da Mônica - Imagem com fundo verde, mostra a Mônica segurando seu coelhinho e em seu braço tem um curativo dando a entender que ela tomou a vacina

Foi lançada hoje (14/04) a campanha “A importância da vacinação”, em um evento online com a presença dos secretários municipais de Educação e Saúde de São Paulo, Fernando Padula e Edson Aparecido, do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato, da diretora geral da Sanofi Pasteur no Brasil, Ana Garcia Cebrian, e do desenhista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.

O objetivo do projeto é conscientizar professores, estudantes e suas famílias sobre a importância da vacinação para prevenção de doenças. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam entre 2 e 3 milhões de mortes por ano causadas por doenças preveníveis.

O público-alvo da campanha são 326 mil estudantes do 1º ao 7º ano e 16,6 mil professores, pais e familiares das escolas da rede municipal de ensino. O foco da iniciativa é propor uma reflexão sobre dois desafios colocados pela OMS como prioritários para a próxima década: a preparação contra pandemias e a divulgação de informações de qualidade e o combate às Fake News sobre Saúde.

Entre as ações desenvolvidas durante a campanha está a realização de um concurso cultural, por meio do qual serão selecionadas ilustrações e slogans feitos pelas crianças e jovens. Posteriormente, os trabalhos escolhidos comporão a exposição “A importância da Vacinação na Saúde da População: Um Olhar Infantojuvenil”, que poderá ser visitada virtualmente no portal do Butantan ou presencialmente na sede do Instituto quando as medidas de restrição de circulação permitirem. O concurso de desenho será destinado aos alunos do 1º ao 3º ano e o de slogans do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Hoje também acontece a entrega de 400 mil exemplares do gibi educativo “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, feito especialmente pela Maurício de Sousa Produções para ser utilizado como material para professores desenvolverem trabalhos em sala de aula. A revista foi elaborada com a consultoria científica dos especialistas do Butantan e traz os personagens da Turma da Mônica envolvidos em situações que mostram a necessidade da imunização para a prevenção de doenças.

Além dos gibis, as unidades escolares do município receberão cartazes e folders informativos, também desenhados pela equipe de Maurício de Sousa, que tratam dos benefícios da vacinação, um curso no formato de vídeoaula para a formação dos professores, e outro vídeo, com 30 segundos, com os personagens da Turma da Mônica explicando a importância da vacinação.

Será disponibilizado ainda um website no qual os profissionais da rede municipal de Educação poderão assistir a vídeos didáticos sobre as vacinas produzidas pelo Butantan, e um game desenvolvido pelas equipes de Design e TI do Instituto, que traz dicas sobre o conceito de imunidade de rebanho, termo que se tornou popular com a chegada da pandemia de covid-19.

Para Fernando Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo, a iniciativa é uma oportunidade de incluir o tema da vacinação nas agendas de aprendizado e conscientizar as famílias. “Sabemos quanto os assuntos que abordamos na escola viram pauta nas casas dos alunos. Trazer essa discussão de forma leve para a sala de aula e incluí-lo na rotina das crianças contribui para desmistificar qualquer questão relacionada às vacinas e quebrar o ciclo de desinformação”, afirmou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Na Bienal

Bienal do Livro começa neste sábado e estande da SME recebe grandes nomes da literatura brasileira

Publicado em: 01/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 20 crianças, 18 em pé e 2 ajoelhadas à frente. As que estão ajoelhadas seguram desenhos e uma que está em pé atrás dela segura outro. Uma das crianças que está em pé segura o livro

Estudantes de EMEI enviam cartas para instituição que acolhe refugiados no Rio de Janeiro

Publicado em: 01/07/2022 3h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeira servindo refeição para estudante
Fotografia mostra 17 estudantes e uma professora, eles estão em duas filas uma atrás da outra e a professora está ao centro. A professora veste uma camiseta preta da AEL e uma saia preta. Todos os estudantes vestem a mesma camiseta, uma capa prateada e uma medalha.

Rede Municipal de SP ganha Academia Estudantil de Letras Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 30/06/2022 2h16 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem mostra as mãos de uma pessoa fazem sinal em Libras.

Polo UniCEU Casa Blanca tem inscrições abertas para graduação em Letras

Publicado em: 30/06/2022 11h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.250