Café Literário no CEU Parque Anhanguera

Teatro, poesia e música para debater a questão étnico-racial.

Publicado em: 08/12/2015 15h20 | Atualizado em: 30/11/2020
ceu_pq_anhanguera_740_x_430.jpg

No dia 9 de abril, aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Anhanguera, a oficina “Café Literário: versos em tom e rima”, evento realizado por meio do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) do CEU Pêra Marmelo que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O evento teve a organização das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Marili Dias e Jardim Monte Belo, com participação dos alunos do CEU EMEF Parque Anhanguera.

Na abertura do evento aconteceu uma apresentação de percussão e leituras de poemas do Sarau “Valeu Zumbi”, da EMEF Jd. Monte Belo seguido da contação de história do livro “Obax”, de André Neves, realizada pela professora Míriam Gonçalves, da EMEF Anhanguera.

Num segundo momento, os convidados Stephanie de Araújo, estudante de direito e ativista cultural, falou especialmente sobre o universo da mulher negra, suas especificidades, demandas, lutas, conquistas. Whellder Guelewar militante do movimento negro, atualmente coordenador das atividades “Terça Afro”, que acontecem semanalmente no Centro Cultural da Juventude (CCJ) da Vila Nova Cachoerinha, falou da importância de momentos como esse acontecerem para fomentar o debate sobre identidade: “Que encontros como esse aconteçam o ano todo e não só em novembro”, completou Guelewar.

O escritor Plínio Camillo trouxe a experiência da literatura o debate, e despertou nos presentes o gosto e a curiosidade pelo seu livro “O namorado do papai ronca” que discute, entre outros temas, a diversidade sexual.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.