Notícias

Café do Bem na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos

Iniciativa promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da unidade

Publicado em: 18/12/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

cafedobem_740_x_430.jpg

No dia 17 de agosto, a Comissão de Mediação de Conflitos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kirillos, Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, convidou os estudantes do 7º ano A para uma atividade especial denominada Café do Bem.

A iniciativa teve o objetivo de promover o acolhimento desses alunos, a oportunidade de poder escutá-los, de forma tanto individual quanto coletiva, e buscar uma forma de auxiliá-los em suas dificuldades.

A escolha da turma do 7º ano A foi feita devido aos problemas de disciplina apontados pelos educadores da escola e às dificuldades dos alunos estabelecerem uma convivência harmoniosa e respeitosa entre si.

A Comissão se apresentou ao grupo de alunos, falou rapidamente sobre a sua constituição e suas atribuições. Posteriormente, na sala de vídeo, realizou-se a primeira sensibilização com o curta de animação dirigido por Ivan Ramadan chamado Tolerantia, que trata do conflito entre dois seres que, após construírem seus mundos, terminam brigando e se destruindo por intolerância e falta de respeito mútuo.O curta possibilitou a reflexão sobre a interação das personagens, relacionando a acontecimentos cotidianos, inclusive alguns relativos ao relacionamento dos alunos dessa turma.

No retorno ao espaço onde seria servido o café, foi realizada a segunda sensibilização, chamada Dinâmica do Espelho, cuja ideia consistia em olhar para o interior de uma caixa (ao fundo havia um espelho) e fornecer características positivas relacionadas ao que se via lá dentro. Ao final da atividade, foram levantadas diversas considerações sobre o exercício, como a grande dificuldade do grupo em apontar aspectos positivos sobre si mesmo sem falar dos defeitos.

Após as sensibilizações, os membros da Comissão fizeram leituras de textos com a temática Cultura de Paz, Diálogo e Conflitos na Escola. O grupo teve o momento do café e de conversa informal. Depois do café, representantes dos Professores, da Equipe de Apoio e da Equipe Gestora apresentaram as principais queixas sobre as ocorrências na sala. Então, foi a vez dos próprios estudantes dizerem o que pensavam sobre essas questões. A iniciativa oportunizou o estreitamento da relação entre os educadores da escola e esses meninos e meninas e uma experiência de aprendizagem sobre a importância de escutar, refletir e expressar opiniões.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de uma estudante e uma guarda municipal, ambas se entreolham sorrindo
Três estudantes sentados em uma carteira escrevendo em cadernos.

Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)

Publicado em: 05/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados

Publicado em: 04/02/2025 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos usando luvas transparentes segurando um papel envelhecido que está em uma pilha com outros papéis.

SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação

Publicado em: 04/02/2025 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
1 3 4 5 6 7 1.498