Notícias
Café do Bem na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos
Iniciativa promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da unidade
Publicado em: 18/12/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 17 de agosto, a Comissão de Mediação de Conflitos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kirillos, Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, convidou os estudantes do 7º ano A para uma atividade especial denominada Café do Bem.
A iniciativa teve o objetivo de promover o acolhimento desses alunos, a oportunidade de poder escutá-los, de forma tanto individual quanto coletiva, e buscar uma forma de auxiliá-los em suas dificuldades.
A escolha da turma do 7º ano A foi feita devido aos problemas de disciplina apontados pelos educadores da escola e às dificuldades dos alunos estabelecerem uma convivência harmoniosa e respeitosa entre si.
A Comissão se apresentou ao grupo de alunos, falou rapidamente sobre a sua constituição e suas atribuições. Posteriormente, na sala de vídeo, realizou-se a primeira sensibilização com o curta de animação dirigido por Ivan Ramadan chamado Tolerantia, que trata do conflito entre dois seres que, após construírem seus mundos, terminam brigando e se destruindo por intolerância e falta de respeito mútuo.O curta possibilitou a reflexão sobre a interação das personagens, relacionando a acontecimentos cotidianos, inclusive alguns relativos ao relacionamento dos alunos dessa turma.
No retorno ao espaço onde seria servido o café, foi realizada a segunda sensibilização, chamada Dinâmica do Espelho, cuja ideia consistia em olhar para o interior de uma caixa (ao fundo havia um espelho) e fornecer características positivas relacionadas ao que se via lá dentro. Ao final da atividade, foram levantadas diversas considerações sobre o exercício, como a grande dificuldade do grupo em apontar aspectos positivos sobre si mesmo sem falar dos defeitos.
Após as sensibilizações, os membros da Comissão fizeram leituras de textos com a temática Cultura de Paz, Diálogo e Conflitos na Escola. O grupo teve o momento do café e de conversa informal. Depois do café, representantes dos Professores, da Equipe de Apoio e da Equipe Gestora apresentaram as principais queixas sobre as ocorrências na sala. Então, foi a vez dos próprios estudantes dizerem o que pensavam sobre essas questões. A iniciativa oportunizou o estreitamento da relação entre os educadores da escola e esses meninos e meninas e uma experiência de aprendizagem sobre a importância de escutar, refletir e expressar opiniões.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos
Educomunicação
11ª edição da Revista Imprensa Jovem reúne reflexões e produções sobre as adolescências
Secretaria Municipal de Educação
Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Secretaria Municipal de Educação
SME faz nova convocação para escolha de vagas de Professores de Educação Infantil e Auxiliares Técnicos de Educação
Relacionadas
Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos
Publicado em: 16/07/2026 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação
11ª edição da Revista Imprensa Jovem reúne reflexões e produções sobre as adolescências
Publicado em: 16/07/2026 12h57 - em Educomunicação
Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições
Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação