Notícias

Café do Bem na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos

Iniciativa promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da unidade

Publicado em: 18/12/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

cafedobem_740_x_430.jpg

No dia 17 de agosto, a Comissão de Mediação de Conflitos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kirillos, Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, convidou os estudantes do 7º ano A para uma atividade especial denominada Café do Bem.

A iniciativa teve o objetivo de promover o acolhimento desses alunos, a oportunidade de poder escutá-los, de forma tanto individual quanto coletiva, e buscar uma forma de auxiliá-los em suas dificuldades.

A escolha da turma do 7º ano A foi feita devido aos problemas de disciplina apontados pelos educadores da escola e às dificuldades dos alunos estabelecerem uma convivência harmoniosa e respeitosa entre si.

A Comissão se apresentou ao grupo de alunos, falou rapidamente sobre a sua constituição e suas atribuições. Posteriormente, na sala de vídeo, realizou-se a primeira sensibilização com o curta de animação dirigido por Ivan Ramadan chamado Tolerantia, que trata do conflito entre dois seres que, após construírem seus mundos, terminam brigando e se destruindo por intolerância e falta de respeito mútuo.O curta possibilitou a reflexão sobre a interação das personagens, relacionando a acontecimentos cotidianos, inclusive alguns relativos ao relacionamento dos alunos dessa turma.

No retorno ao espaço onde seria servido o café, foi realizada a segunda sensibilização, chamada Dinâmica do Espelho, cuja ideia consistia em olhar para o interior de uma caixa (ao fundo havia um espelho) e fornecer características positivas relacionadas ao que se via lá dentro. Ao final da atividade, foram levantadas diversas considerações sobre o exercício, como a grande dificuldade do grupo em apontar aspectos positivos sobre si mesmo sem falar dos defeitos.

Após as sensibilizações, os membros da Comissão fizeram leituras de textos com a temática Cultura de Paz, Diálogo e Conflitos na Escola. O grupo teve o momento do café e de conversa informal. Depois do café, representantes dos Professores, da Equipe de Apoio e da Equipe Gestora apresentaram as principais queixas sobre as ocorrências na sala. Então, foi a vez dos próprios estudantes dizerem o que pensavam sobre essas questões. A iniciativa oportunizou o estreitamento da relação entre os educadores da escola e esses meninos e meninas e uma experiência de aprendizagem sobre a importância de escutar, refletir e expressar opiniões.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425