Notícias

Café do Bem na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos

Iniciativa promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da unidade

Publicado em: 18/12/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

cafedobem_740_x_430.jpg

No dia 17 de agosto, a Comissão de Mediação de Conflitos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kirillos, Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, convidou os estudantes do 7º ano A para uma atividade especial denominada Café do Bem.

A iniciativa teve o objetivo de promover o acolhimento desses alunos, a oportunidade de poder escutá-los, de forma tanto individual quanto coletiva, e buscar uma forma de auxiliá-los em suas dificuldades.

A escolha da turma do 7º ano A foi feita devido aos problemas de disciplina apontados pelos educadores da escola e às dificuldades dos alunos estabelecerem uma convivência harmoniosa e respeitosa entre si.

A Comissão se apresentou ao grupo de alunos, falou rapidamente sobre a sua constituição e suas atribuições. Posteriormente, na sala de vídeo, realizou-se a primeira sensibilização com o curta de animação dirigido por Ivan Ramadan chamado Tolerantia, que trata do conflito entre dois seres que, após construírem seus mundos, terminam brigando e se destruindo por intolerância e falta de respeito mútuo.O curta possibilitou a reflexão sobre a interação das personagens, relacionando a acontecimentos cotidianos, inclusive alguns relativos ao relacionamento dos alunos dessa turma.

No retorno ao espaço onde seria servido o café, foi realizada a segunda sensibilização, chamada Dinâmica do Espelho, cuja ideia consistia em olhar para o interior de uma caixa (ao fundo havia um espelho) e fornecer características positivas relacionadas ao que se via lá dentro. Ao final da atividade, foram levantadas diversas considerações sobre o exercício, como a grande dificuldade do grupo em apontar aspectos positivos sobre si mesmo sem falar dos defeitos.

Após as sensibilizações, os membros da Comissão fizeram leituras de textos com a temática Cultura de Paz, Diálogo e Conflitos na Escola. O grupo teve o momento do café e de conversa informal. Depois do café, representantes dos Professores, da Equipe de Apoio e da Equipe Gestora apresentaram as principais queixas sobre as ocorrências na sala. Então, foi a vez dos próprios estudantes dizerem o que pensavam sobre essas questões. A iniciativa oportunizou o estreitamento da relação entre os educadores da escola e esses meninos e meninas e uma experiência de aprendizagem sobre a importância de escutar, refletir e expressar opiniões.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300