Notícias

465 mil cadernos de atividades para alunos da rede municipal serão distribuídos em agosto

Segunda edição do caderno “Trilhas de Aprendizagens” deverá ser retirada diretamente nas unidades educacionais

Publicado em: 29/07/2020 16h27 | Atualizado em: 04/05/2021
Imagem com a capa dos quatro livros da Trilhas de Aprendizagem.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo disponibiliza nesta quarta-feira (29) o segundo volume do material didático “Trilhas de Aprendizagens”. A segunda edição distribuirá 465 mil cadernos impressos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, são 12 cadernos destinados a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentando todas as áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física), Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (História e Geografia).

Os novos materiais possuem atividades para subsidiar o trabalho de professores e estudantes por mais 3 meses, podendo ser utilizado para trabalhos quando as aulas presenciais retornarem. Todos os conteúdos respeitam o que já está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.

Em relação à Educação Infantil, o primeiro volume do Trilhas de Aprendizagens já traz orientações e sugestões de atividades educativas. Dessa forma, não houve necessidade de inclusão desta faixa etária na segunda edição. As unidades educacionais continuam utilizando a plataforma Google Sala de Aula, com postagens direcionadas a crianças e bebês.

Na quinta-feira (16), reuniram-se virtualmente os 148 profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, os quais foram responsáveis pela produção de conteúdos (autoria), edição, revisão e diagramação do segundo volume do caderno Trilhas de Aprendizagens.

Integram esse grupo os professores da rede, que estão atuando nas escolas, além dos técnicos que, neste momento, estão nas Divisões Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e na SME. Trata-se, portanto, de um trabalho construído a partir de um movimento colaborativo, realizado integralmente por servidores públicos da educação.

A versão online dos materiais pode ser acessada clicando aqui.

Conteúdos

Para os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) os materiais foram divididos em quatro áreas, distribuídas pelas 192 páginas de cada caderno: Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências Naturais (Ciências da Natureza).

Já na Educação de Jovens e Adultos, as diferentes etapas foram organizadas em dois cadernos, com 144 páginas cada. O caderno EJA I (Etapas Alfabetização e Básica) está pautado em três eixos: identidade e diversidade, mundo do trabalho na perspectiva atual, saúde e bem-estar, enquanto o da EJA II (Etapas Complementar e Final) organiza-se em quatro áreas, como no Ensino Fundamental regular.

O material para os estudantes do Ensino Médio abarca algumas diretrizes do ENEM e está voltado às atualidades. O conteúdo é dividido em 144 páginas com atividades que contemplam as quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Para os estudantes surdos, do Ciclo de Alfabetização, haverá material específico, alinhado ao Currículo da Cidade – Libras e Língua Portuguesa para Surdos, além das atividades dos demais componentes.

Distribuição

Para garantir acesso e dar continuidade ao processo de aprendizagem neste momento de distanciamento social, a SME enviará os materiais às escolas municipais. Cada unidade será responsável por organizar a distribuição às famílias dos estudantes, respeitando as orientações sanitárias para evitar aglomerações. Além disso, as escolas deverão seguir as recomendações encaminhadas por SME.

O material didático preparado por educadores da SME também ficará disponível online, no Portal da Secretaria, para que os professores e estudantes tenham sempre a versão mais atualizada do material. Além disso, outras redes de ensino podem baixar o conteúdo e utilizar em suas cidades. Caso outras Prefeituras utilizem o material devem estar atentas a direitos autorais de imagens, obras e textos que foram cedidos à SME.

Conteúdo Digital

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, em parceria com o Google e a Foreducation EdTech, disponibilizou como forma de complementar o material impresso a solução tecnológica G Suite for Education, um conjunto de ações e ferramentas digitais gratuitas que foram especialmente desenvolvidas para Educação e que complementará os cadernos Trilhas de Aprendizagens, que conta com conteúdos pedagógicos desenvolvidos por profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino São Paulo para serem utilizados pelos alunos, em casa, durante o enfrentamento da pandemia de COVID – 19 (Coronavírus).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298