Notícias

Projeto tem o objetivo de incrementar momentos de sociabilidade entre as crianças

Publicado em: 19/04/2017 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020
brincadeiras cultura popular_740x430.jpg

Utilizar brincadeiras para promover ainda mais a integração entre os alunos. Esse é o objetivo do projeto Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Dutra. A unidade educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro introduziu a atividade em 2016 e, devido aos bons resultados, dá continuidade a ela neste ano.

De acordo com a Professora Luciana Henriques Martins, idealizadora do projeto, as brincadeiras são elementos importantes no cotidiano das gerações atuais. “Hoje as crianças vivem confinadas em casas e passam a infância com brinquedos eletrônicos, celulares, contrariando tudo que os levaria à convivência com outras pessoas. A convivência humana fica restrita e isso pode gerar intolerância e preconceito”, argumenta.

Luciana explica que o objetivo da iniciativa é dar repertório para as crianças e principalmente proporcionar situações de sociabilidade e integração entre elas por meio das brincadeiras. “É possível brincar em grandes espaços e em pequenos. Tentamos mostrar isso para as crianças, pois muitas vivem em apartamentos e casas sem quintal”, completa.

O projeto funciona da seguinte maneira: todos os dias são apresentadas brincadeiras feitas por Luciana. A educadora ensina como funciona a atividade e, algumas vezes, as reinventa para proporcionar mais situações de interação entre os pequenos. Há também momentos livres, no qual as crianças podem brincar do que quiserem e apresentar sugestões de atividade.

A Professora explica que, em 2017, o interesse pelo projeto cresceu em relação ao anterior. Atualmente, participam da iniciativa 26 alunos. O grupo é composto por crianças de diferentes faixar etárias e por isso as brincadeiras propostas a cada semana são bem diversificadas. Segundo Luciana, isso faz adolescentes e crianças menores se divertirem juntos.

Luciana afirma que percebe mudanças no aspecto disciplinar das crianças que fazem o projeto. A professora diz que elas respeitam mais às regras de convivência, colaboram entre elas, desenvolvem respeito mútuo e, aquelas mais tímidas, tornaram-se mais desinibidas. “Tenho recebido elogios que me motivam a continuar. O contato com alunos de diferentes turmas e de outros professores tem sido positivo. Ainda recebo incentivo de alguns pais”, conta Luciana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

quando com as cores amarela e roxo com o texto Circuito De Cultura Nos Ceus

CEUs recebem programação do Circuito Municipal de Cultura

Publicado em: 16/09/2022 11h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu (3)

SME abre processo seletivo para coordenador de polo de apoio presencial da Rede Uniceu/UAB

Publicado em: 15/09/2022 2h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro jogadores de futebol americano conversando com um grupo de estudantes e educadores na quadra coberta da escola.

Estudantes do ensino fundamental e médio jogam futebol americano com atletas do Corinthians

Publicado em: 15/09/2022 11h22 - em Secretaria Municipal de Educação

A foto mostra o pátio de uma escola em que acontece a apresentação teatral da Companhia Sopa de Comédia, com quatro personagens: o louva deus, a joaninha, a centopeia e o besouro. Dezenas de crianças sentadas assistem à peça, entretidas.

Escolas de cinco CEUs recebem peça de teatro em comemoração à Semana Nacional do Trânsito 

Publicado em: 14/09/2022 4h46 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de estudante Surdo Grafitando o muro da escola

Escolas Bílingue celebram Dia Nacional do Surdo com programação especial

Publicado em: 14/09/2022 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

1 196 197 198 199 200 1.477