Notícias

Escolas Bílingue celebram Dia Nacional do Surdo com programação especial

EMEBS Anne Sullivan terá neste sábado oficina de pipa e apresentações teatrais

Publicado em: 14/09/2022 15h48 | Atualizado em: 14/09/2022
foto de estudante Surdo Grafitando o muro da escola

As Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) estão com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, dia da inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857. A data existe para propor reflexões e debates sobre os direitos da inclusão da pessoa surda na sociedade.

Para lembrar a data, unidades como a EMEBS Vera Lucia Aparecida Ribeiro, Neusa Bassetto e Unidade Polo do CEU São Rafael planejaram atividades de valorização da cultura surda.

A EMEBS Anne Sullivan fará neste próximo sábado (17), a partir das 12 horas, uma comemoração aberta ao público com apresentação de atividades dos estudantes, caricatura, oficina de pipa, exposições, jogos teatrais. A escola fica na Rua Rodrigues Pais, 512, Chácara Santo Antônio.

A EMEBS Mário Pereira Bicudo desde o final de agosto já iniciou oficinas, palestras e inclusive, juntamente com o artista surdo Odrus, grafitaram a fachada da escola. Já a escola Helen Keller tem programação que vai desde encontros com associações e outras escolas, passando por palestras com youtubers surdos, culminando dia 13 de outubro em uma grande festa para celebrar seus 70 anos.

Programa de Educação Bilíngue para Surdos

O Programa de Educação Bilíngue da Secretaria Municipal de Educação prevê o ensino das Libras e língua portuguesa como segunda língua para cerca de 1600 estudantes surdos matriculados na rede. Por meio dele a SME desenvolveu um Currículo de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Língua Portuguesa para surdos, organizado de forma a garantir ao estudante surdo o acesso pleno ao currículo da Cidade.

Além da educação em Libras ocorrer nas escolas regulares para os estudantes surdos, a rede possui seis Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e duas unidades-polo de educação bilíngue.

A Secretaria também, por meio da Divisão da Educação Especial, tem proporcionado formações aos profissionais interessados com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos estudantes, qualificar o trabalho docente e dos demais profissionais das unidades escolares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299