Notícias
Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral
O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil
Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020
Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.
Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.
Uma das páginas do livro de brincadeiras
Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Marechal Deodoro organiza exposição imersiva no Butantã Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Projeto leva estudantes da Classe Hospital da Associação Cruz Verde ao Museu da Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de Educação
Pré-Jornada discute narrativas infantis e intencionalidade na educação infantil
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME organiza ações para o junho migrante em escolas
Relacionadas

Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Publicado em: 08/04/2025 4h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação promove novos Aulões de Educomunicação sobre Mídias Sociais, Quadrinhos em Sala de Aula e RPG de Mesa
Publicado em: 03/04/2025 5h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula
Publicado em: 03/04/2025 5h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Vacina contra gripe está disponível para crianças e profissionais da educação
Publicado em: 03/04/2025 5h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Escolas Municipais realizam eleições de Grêmios Estudantis com urnas eletrônicas
Publicado em: 01/04/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação