Notícias

Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral

O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil

Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020
brincando_jogando_740_x_430.jpg

Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.

Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.


Uma das páginas do livro de brincadeiras

Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prédios E Quadra Ceu

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs

Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila
Uma mulher e uma adolescente sorriem para a câmera. Ambas vestem camisetas pretas com o logotipo da AEL e utilizam medalhas no pescoço — uma com fita dourada e a outra com fita azul. Ao fundo, há um banner da AEL com o nome

Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal

Publicado em: 27/05/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um estúdio de radio com duas pessoas entrevistando um homem com um terno preto e camisa branca

Secretário detalha critérios sobre formação intensiva para 25 diretores

Publicado em: 26/05/2025 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

SME divulga hoje (26) a classificação preliminar de professores para a EMEBS Helen Keller

Publicado em: 26/05/2025 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.521