Bolsas de estudos para professores de Inglês

Inscrições vão até 5 de julho; bolsas são oferecidas por meio de parceria entre SME e Cultura Inglesa

Publicado em: 30/06/2017 17h45 | Atualizado em: 30/11/2020

ingles_740_x_430.jpg

Estão abertas, até 5 de julho, as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Linguístico. A iniciativa, realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação Cultura Inglesa São Paulo, oferece bolsas de estudo integrais para professores que lecionam Inglês nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo.

O público-alvo do Programa são os professores de Inglês com licenciatura em Língua Inglesa, permitida a dupla licenciatura Inglês-Português, que estejam em regência de classe, ministrando aulas de Língua Inglesa.

Além dos Professores regentes de Língua Inglesa, o programa também está disponível para os Assistentes Técnicos de Educação I, Assessores Técnicos Educacionais, Serviços Técnicos Educacionais e Assistentes de Gestão de Políticas Públicas que atuam na SME na Coordenadoria Pedagógica, Coordenadoria Administrativa, Coordenadoria dos CEUs ou Gabinete da SME.

A parceria tem a intenção de aperfeiçoar o nível linguístico dos professores para o oferecimento de uma experiência de aprendizagem cada vez mais qualificada aos alunos das escolas municipais durante todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O interessado deverá atentar às informações contidas no edital publicado no Diário Oficial da Cidade de 22 de junho. As inscrições devem ser realizadas no site da Cultura Inglesa.

O acordo de cooperação da SME com a Cultura Inglesa acontece desde 2015 e os beneficiados podem cursar nove semestres de cursos, que vão desde o nível básico até o avançado.

Ensino de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino – a disciplina faz parte do currículo dos quase 500 mil alunos matriculados nas 556 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e nas de Ensino Fundamental e Médio da capital. O corpo docente com atuação em Língua Inglesa é composto por 1.618 professores com formação em licenciatura específica para o ensino de Inglês.

Durante o Ciclo de Alfabetização, que consiste nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças já são iniciadas na disciplina com aulas que priorizam a oralidade. São trabalhados os conceitos do idioma por meio de atividades lúdicas que envolvem brincadeiras, contação de histórias e música. Entre o 4º e 5º anos, a disciplina é trabalhada por meio de projetos que envolvem conceitos do cotidiano de forma interdisciplinar. A partir do 6º ano, os estudantes recebem livro didático para o reforço do aprendizado da disciplina.

São oferecidas duas aulas semanais de Língua Inglesa durante todo o Ensino Fundamental e Médio. É possível, também, que os estudantes tenham contato com este ou com outros idiomas nas atividades complementares oferecidas pelo Programa Mais Educação. Atualmente, há escolas que, além do Inglês, possuem professores ensinando Espanhol, Francês e Italiano.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs