Notícias

Bolsas de estudos para professores de Inglês

Inscrições vão até 6 de julho; bolsas são oferecidas por meio de parceria entre SME e Cultura Inglesa

Publicado em: 18/06/2018 18h39 | Atualizado em: 30/11/2020

Estão abertas, até 6 de julho, as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Linguístico. A iniciativa, realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação Cultura Inglesa São Paulo, oferece bolsas de estudo integrais para professores que lecionam Inglês nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo.

O público-alvo do Programa são os professores de Inglês com licenciatura em Língua Inglesa, permitida a dupla licenciatura Inglês-Português, que estejam em regência de classe, ministrando aulas de Língua Inglesa.

Além dos Professores regentes de Língua Inglesa, o programa também está disponível  para os Assistentes Técnicos de Educação I e Assessores Técnicos Educacionais que atuam na SME na Coordenadoria Pedagógica.

A parceria tem a intenção de aperfeiçoar o nível linguístico dos professores para o oferecimento de uma experiência de aprendizagem cada vez mais qualificada aos alunos das escolas municipais durante todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O interessado deverá atentar às informações contidas no edital publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 16 de junho.

A pré-inscrição para o curso da Cultura Inglesa poderá ser realizada por meio deste link até 6 de julho.

Após a confirmação da pré-inscrição por e-mail, os profissionais deverão se dirigir à unidade escolhida para realizar a inscrição e o teste de classificação.

O acordo de cooperação da SME com a Cultura Inglesa acontece desde 2015 e os beneficiados podem cursar nove semestres de cursos, que vão desde o nível básico até o avançado.

Ensino de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino – o componente curricular atende quase 500 mil alunos matriculados nas 556 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e nas de Ensino Fundamental e Médio da capital. O corpo docente com atuação em Língua Inglesa é composto por 1.618 professores com formação em licenciatura específica para o ensino de Inglês.

Durante o Ciclo de Alfabetização, que consiste nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças já são iniciadas na disciplina com aulas que priorizam a oralidade. São trabalhados os conceitos do idioma por meio de atividades lúdicas que envolvem brincadeiras, contação de histórias e música. Entre o 4º e 5º anos, a disciplina é trabalhada por meio de projetos que envolvem conceitos do cotidiano de forma interdisciplinar. A partir do 6º ano, os estudantes recebem livro didático para o reforço do aprendizado da disciplina.

São oferecidas duas aulas semanais de Língua Inglesa durante todo o Ensino Fundamental e Médio. É possível, também, que os estudantes tenham contato com este ou com outros idiomas nas atividades complementares oferecidas pelo Programa Mais Educação. Atualmente, há escolas que, além do Inglês, possuem professores ensinando Espanhol, Francês e Italiano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de oito adultos em pé posando para câmera.

SME compartilha experiências do PTRF e do SIG-Escola com equipe de Porto Alegre

Publicado em: 09/09/2026 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado em uma cadeira atrás da mesa. Uma mesa ao lado com o cartaz

Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM  

Publicado em: 08/09/2026 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Montagem com duas fotografias de encontros realizados em uma unidade escolar. Nas imagens, adultos estão sentados em roda, em momentos de diálogo e interação. Ao fundo, há estantes com livros e materiais pedagógicos, brinquedos, mesas e cadeiras, além de cortinas azuis.

Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência 

Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696