Notícias

Bolsas de estudos para professores de Inglês

Inscrições vão até 6 de julho; bolsas são oferecidas por meio de parceria entre SME e Cultura Inglesa

Publicado em: 18/06/2018 18h39 | Atualizado em: 30/11/2020

Estão abertas, até 6 de julho, as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Linguístico. A iniciativa, realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação Cultura Inglesa São Paulo, oferece bolsas de estudo integrais para professores que lecionam Inglês nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo.

O público-alvo do Programa são os professores de Inglês com licenciatura em Língua Inglesa, permitida a dupla licenciatura Inglês-Português, que estejam em regência de classe, ministrando aulas de Língua Inglesa.

Além dos Professores regentes de Língua Inglesa, o programa também está disponível  para os Assistentes Técnicos de Educação I e Assessores Técnicos Educacionais que atuam na SME na Coordenadoria Pedagógica.

A parceria tem a intenção de aperfeiçoar o nível linguístico dos professores para o oferecimento de uma experiência de aprendizagem cada vez mais qualificada aos alunos das escolas municipais durante todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O interessado deverá atentar às informações contidas no edital publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 16 de junho.

A pré-inscrição para o curso da Cultura Inglesa poderá ser realizada por meio deste link até 6 de julho.

Após a confirmação da pré-inscrição por e-mail, os profissionais deverão se dirigir à unidade escolhida para realizar a inscrição e o teste de classificação.

O acordo de cooperação da SME com a Cultura Inglesa acontece desde 2015 e os beneficiados podem cursar nove semestres de cursos, que vão desde o nível básico até o avançado.

Ensino de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino – o componente curricular atende quase 500 mil alunos matriculados nas 556 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e nas de Ensino Fundamental e Médio da capital. O corpo docente com atuação em Língua Inglesa é composto por 1.618 professores com formação em licenciatura específica para o ensino de Inglês.

Durante o Ciclo de Alfabetização, que consiste nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças já são iniciadas na disciplina com aulas que priorizam a oralidade. São trabalhados os conceitos do idioma por meio de atividades lúdicas que envolvem brincadeiras, contação de histórias e música. Entre o 4º e 5º anos, a disciplina é trabalhada por meio de projetos que envolvem conceitos do cotidiano de forma interdisciplinar. A partir do 6º ano, os estudantes recebem livro didático para o reforço do aprendizado da disciplina.

São oferecidas duas aulas semanais de Língua Inglesa durante todo o Ensino Fundamental e Médio. É possível, também, que os estudantes tenham contato com este ou com outros idiomas nas atividades complementares oferecidas pelo Programa Mais Educação. Atualmente, há escolas que, além do Inglês, possuem professores ensinando Espanhol, Francês e Italiano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Encontro Mães Guardiãs
Imagem com Logo da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matematica)

Escolas Municipais podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em: 12/03/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas

Publicado em: 12/03/2025 1h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas meninas estão sentadas, cada uma segura um pote que está na mesa à frente delas.

Projeto do CEU Sapopemba estimula os estudantes a representarem livros em potes

Publicado em: 12/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estudantes em uma área verde, eles estão de mãos dadas em círculo. Os alunos são da EMEF Philó Gonçalves dos Santos e fazem parte do projeto
1 2 3 1.501