Notícias

Bolsas de estudos para professores de Inglês

Inscrições vão até 6 de julho; bolsas são oferecidas por meio de parceria entre SME e Cultura Inglesa

Publicado em: 18/06/2018 18h39 | Atualizado em: 30/11/2020

Estão abertas, até 6 de julho, as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Linguístico. A iniciativa, realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação Cultura Inglesa São Paulo, oferece bolsas de estudo integrais para professores que lecionam Inglês nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo.

O público-alvo do Programa são os professores de Inglês com licenciatura em Língua Inglesa, permitida a dupla licenciatura Inglês-Português, que estejam em regência de classe, ministrando aulas de Língua Inglesa.

Além dos Professores regentes de Língua Inglesa, o programa também está disponível  para os Assistentes Técnicos de Educação I e Assessores Técnicos Educacionais que atuam na SME na Coordenadoria Pedagógica.

A parceria tem a intenção de aperfeiçoar o nível linguístico dos professores para o oferecimento de uma experiência de aprendizagem cada vez mais qualificada aos alunos das escolas municipais durante todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O interessado deverá atentar às informações contidas no edital publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 16 de junho.

A pré-inscrição para o curso da Cultura Inglesa poderá ser realizada por meio deste link até 6 de julho.

Após a confirmação da pré-inscrição por e-mail, os profissionais deverão se dirigir à unidade escolhida para realizar a inscrição e o teste de classificação.

O acordo de cooperação da SME com a Cultura Inglesa acontece desde 2015 e os beneficiados podem cursar nove semestres de cursos, que vão desde o nível básico até o avançado.

Ensino de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino – o componente curricular atende quase 500 mil alunos matriculados nas 556 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e nas de Ensino Fundamental e Médio da capital. O corpo docente com atuação em Língua Inglesa é composto por 1.618 professores com formação em licenciatura específica para o ensino de Inglês.

Durante o Ciclo de Alfabetização, que consiste nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças já são iniciadas na disciplina com aulas que priorizam a oralidade. São trabalhados os conceitos do idioma por meio de atividades lúdicas que envolvem brincadeiras, contação de histórias e música. Entre o 4º e 5º anos, a disciplina é trabalhada por meio de projetos que envolvem conceitos do cotidiano de forma interdisciplinar. A partir do 6º ano, os estudantes recebem livro didático para o reforço do aprendizado da disciplina.

São oferecidas duas aulas semanais de Língua Inglesa durante todo o Ensino Fundamental e Médio. É possível, também, que os estudantes tenham contato com este ou com outros idiomas nas atividades complementares oferecidas pelo Programa Mais Educação. Atualmente, há escolas que, além do Inglês, possuem professores ensinando Espanhol, Francês e Italiano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de um jovem sorridente, em ambiente interno, ao lado de uma cabine de votação. Ele usa óculos, camiseta clara com a palavra “VOTE” e o número “8” escritos à mão, além de um nome abaixo, sugerindo apoio a uma candidatura. Ao lado, há uma estrutura de papelão branca com as inscrições “Justiça Eleitoral” e “Cabina de Votação”, com o símbolo oficial ao centro. A cabine está posicionada sobre uma mesa, onde também é possível ver parte de um equipamento eletrônico. O cenário remete a um processo de votação escolar, como eleições de grêmio estudantil.

Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas 

Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem de imagens em ambiente de cozinha profissional. Na parte superior, um grupo de aproximadamente quinze pessoas posa sorrindo para a câmera, vestindo aventais e toucas, ao redor de uma mesa com diversos alimentos preparados, como pães, bolos, frutas e pratos decorados. O grupo é diverso em idade, gênero e aparência, transmitindo um clima de colaboração e acolhimento. Na parte inferior, há três imagens menores: à esquerda, uma pessoa observa a tela de um computador com conteúdo organizado em quadros; ao centro, participantes trabalham na preparação de alimentos em uma bancada, manipulando ingredientes; à direita, duas pessoas conversam enquanto uma delas gesticula, possivelmente explicando uma atividade. O conjunto das imagens sugere um contexto de formação, trabalho coletivo e aprendizado na área de alimentação.
Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas norte e leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.639