Boas práticas de escolas municipais são apresentadas em Seminário Protegendo Sonhos

Evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Abrinq

Publicado em: 26/08/2019 16h32 | Atualizado em: 30/11/2020
no lado esquerdo da foto no palco uma mulher loira com roupa preta, falando ao microfone. No lado direito da imagem, publico do auditório.

Nesta sexta-feira (22), ocorreu o Seminário de encerramento do Programa Protegendo Sonhos, que foi oferecido para educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba Jaguará em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo e com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescentes (Abrinq). Evento conta com a apresentação de boas práticas de educadores do Maranhão e da cidade de São Paulo.

A primeira palestra da manhã foi a de Patrícia Caldas, da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, do Maranhão. Ela falou sobre o “Trabalho em rede no Município em São Luís” e apontou estratégias desenvolvidas por escolas no município. Na sequência, educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Padre Leonel Franca, Renato Antônio Checchia e EMEF Desembargador Silvio Portugal apresentaram práticas que foram desencadeadas a partir das formações do Programa. Os participantes também tiveram a possibilidade de conhecer as boas práticas da Unidade de Educação Básica (UEB) Alberto Pinheiro, de São Luís. Ao final das apresentações a plateia foi convidada a fazer questionamentos e reflexões sobre as práticas.

no lado esquerdo, em cima do palco uma mulher loira falando ao microfone. Ao centro, um grande telão com a foto de uma criança e os dizerem "Program Protegendo Sonhos". Há pessoas sentadas no auditório

Além do seminário de encerramento, neste mês de agosto cada município recebeu uma escola visitante. São Paulo, por meio da EMEF Padre Leonel Franca, realizou este intercâmbio com São Luís e, entre os dias 20 e 22 de agosto, compartilhou suas boas práticas na cidade Maranhense.

Participação dos Estudantes – evento contou com a participação dos meninos e meninas da EMEF Badra para apresentação de dança, música e poesia. Os pequenos, do Ciclo de alfabetização dançaram, cantaram e encantaram a todos com um repertório de músicas de origem espanhola. O Jovem Wesley, também da EMEF Brada, recitou uma poesia de autoria própria que fala sobre questões raciais e sociais.

sete crianças com chapéu de palha ao lado de uma mulher vestida de preto e vermelho como roupa flamenca

Sobre o Programa –
O Protegendo Sonhos, da Fundação Abrinq, é realizado em escolas municipais de quatro capitais – São Paulo, Vitória, São Luís e Salvador – e tem como objetivo principal melhorar o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em escrita, leitura e matemática, por meio de metodologias ativas e de projetos que considerem a adolescência, a identidade, o protagonismo e o pertencimento ao território desses jovens estudantes.

No município de São Paulo, foram cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental da DRE Pirituba/Jaraguá escolhidas – EMEF Dilermando Dias dos Santos, EMEF City Jaraguá, EMEF Professor Renato Antônio Checchia, EMEF Desembargador Sílvio Portugal e EMEF Padre Leonel Franca.

A proposta do programa envolveu a formação, presencial e à distância, de professores e gestores das escolas participantes, além da distribuição de kits pedagógicos, compostos por jogos, livros de literatura e documentários e filmes. Esses materiais subsidiam o planejamento de projetos dos professores de Língua Portuguesa e Matemática.

Confira a galeria de imagens.