Notícias

Bibliotecas dos CEUs começam a receber óculos que ajudam deficientes visuais a ler textos

Iniciativa torna o acervo mais acessível para pessoas com cegueira ou baixa visão.

Publicado em: 05/04/2019 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020

oculos_740x430.jpg

As Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Perus e Feitiço da Vila receberam dois pares de óculos que auxiliam pessoas com deficiência visual a terem acesso aos livros, jornais e revistas de seus acervos.

“Acreditamos na utilização das tecnologias como forma de inclusão e a administração trabalha para trazer melhoria para toda a população”, afirma o secretário municipal de Educação, João Cury Neto.

Os óculos possuem, em uma de suas hastes, uma câmera inteligente que escaneia e transforma o conteúdo de textos em áudio, dando mais oportunidade de inclusão às pessoas com algum tipo de deficiência visual.

oculos_740x430 1.jpg

Com a aquisição, a biblioteca do CEU Perus ampliará o acesso ao seu acervo para os cerca de dez estudantes com baixa visão ou cegueira que cursam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em suas unidades, além de frequentadores da comunidade.

Segundo dados do IBGE, a cidade de São Paulo tem hoje 345,5 mil pessoas com deficiência visual.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com desenhos de crianças e adultos brincandado e área verde.

Prefeitura de São Paulo promove a 8º Semana Municipal do Brincar com mais de 2.700 atividades

Publicado em: 23/05/2026 9h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (15)
Fotografia de duas meninas jogando tênis.
Fotografia com capas de livros.

Estudantes e educadores celebram produções literárias 

Publicado em: 22/05/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas posa para uma foto em frente ao prédio da Diretoria Regional de Educação Guaianases. Os participantes estão reunidos lado a lado, sorrindo para a câmera. No centro do grupo, há um cachorro cercado pelas pessoas, tornando a cena mais acolhedora e descontraída. Ao fundo, é possível ver a fachada da instituição e a entrada do local.

DRE Guaianases realiza Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho

Publicado em: 22/05/2026 12h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.663