Notícias

Bibliotecas dos CEUs começam a receber óculos que ajudam deficientes visuais a ler textos

Iniciativa torna o acervo mais acessível para pessoas com cegueira ou baixa visão.

Publicado em: 05/04/2019 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020

oculos_740x430.jpg

As Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Perus e Feitiço da Vila receberam dois pares de óculos que auxiliam pessoas com deficiência visual a terem acesso aos livros, jornais e revistas de seus acervos.

“Acreditamos na utilização das tecnologias como forma de inclusão e a administração trabalha para trazer melhoria para toda a população”, afirma o secretário municipal de Educação, João Cury Neto.

Os óculos possuem, em uma de suas hastes, uma câmera inteligente que escaneia e transforma o conteúdo de textos em áudio, dando mais oportunidade de inclusão às pessoas com algum tipo de deficiência visual.

oculos_740x430 1.jpg

Com a aquisição, a biblioteca do CEU Perus ampliará o acesso ao seu acervo para os cerca de dez estudantes com baixa visão ou cegueira que cursam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em suas unidades, além de frequentadores da comunidade.

Segundo dados do IBGE, a cidade de São Paulo tem hoje 345,5 mil pessoas com deficiência visual.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos

Publicado em: 16/07/2026 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da capa da Revista Imprensa Jovem.
Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679