Notícias

Biblioteca do CEU Paz conquista o Prêmio de Biblioteconomia Laura Russo

Conselho de Biblioteconomia do Estado de São Paulo reconhece iniciativa em prol da leitura realizada na Rede Municipal

Publicado em: 13/03/2019 23h00 | Atualizado em: 30/11/2020

Biblioteca_740x430.jpg

A Biblioteca Augusto dos Anjos, do Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, conquistou o “XIII Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo”, promovido pelo Conselho de Biblioteconomia do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na terça, 12 de março, no SESC 24 de Maio.

A iniciativa do Conselho de Biblioteconomia do Estado de São Paulo reconheceu o trabalho desenvolvido por meio do projeto “Brincando de fazer rimas”, realizado no ano de 2018 com estudantes da Rede Municipal de Ensino. Conduzido pelos bibliotecários Anderson Batista, Ana Paula Cavalcante e Luciana Santoni em parceria com as Professoras da turma Sandra Silva e Rose Gomes, o projeto teve os objetivos de estimular a leitura e o uso do espaço da biblioteca, trabalhar valores como respeito às diferenças e ao ritmo de aprendizagem de cada criança e oportunizar o uso da criatividade e da expressão artística.

As ações do projeto foram implementadas com 35 estudantes do 3º ano da EMEF Senador Teotônio Vilela em duas visitas semanais à Biblioteca entre os meses de maio e agosto de 2018. Na primeira etapa, os estudantes assistiram ao vídeo “O gato xadrez”, do canal “Varal de Histórias”. Em seguida, a pedido dos estudantes, foi trabalhada a questão das cores e rimas presentes no vídeo.

No segundo momento, a proposta foi ampliada para a leitura de livros de rimas escritos por autores como Eva Funari e Paulo Leminski. As crianças puderam aprender a estrutura e a proposta dos haicais e das rimas e produziram ilustrações de acordo com os textos abordados.

Dando continuidade, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e entrevistar o escritor João Luiz Marques, autor livro “Os Meninos da Biblioteca”. Na oportunidade, foram abordados o processo de edição do livro, a criação literária e a importância da leitura. A atividade foi finalizada com a criação de haicais pelos estudantes.

A última etapa do projeto aconteceu com a apresentação dos estudantes na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Secretaria Municipal de Educação, onde cada criança pôde ler o seu próprio haicai, apresentar a música “Gato Xadrez” e exibir uma colcha de retalhos com os haicais produzidos.

A comunidade também foi envolvida no projeto. Familiares, responsáveis e moradores do entorno do CEU foram convidados a prestigiar a apresentação de um Sarau protagonizado pelas crianças.

Resultados

De acordo com o relato dos idealizadores do projeto, houve um aumento na frequência das crianças à biblioteca durante a extensão de jornada escolar e de empréstimo de livros. Os bibliotecários ainda afirmam que a turma apresentou melhora significativa em relação à utilização dos espaços da biblioteca e da sala de aula.

Segundo as professoras responsáveis pela turma, Sandra Silva e Rose Gomes, houve melhora na questão da alfabetização. “Foi um trabalho pedagógico em conjunto, focando o protagonismo infantil e visando o desenvolvimento das competências informacionais dos alunos em conjunto com as competências cognitivas, esperadas para a faixa etária”.

A Bibliotecária Luciana Santoni, uma das autoras do projeto, comentou sobre a conquista do Prêmio, “Para nós é muito importante, pois concorremos com bibliotecas de todas as regiões de São Paulo, inclusive de colégios particulares”, observa Luciana.

Há um ano no CEU Paz, a Bibliotecária Ana Paula revelou que a ação incentiva às crianças a fazerem rimas e possibilita o estímulo a leitura.

Um dos idealizadores do projeto, Anderson Batista, comentou sobre a importância do uso da biblioteca na educação, “Quando o professor identifica na biblioteca um espaço potencial de aprendizagem, desfrutando de todos os recursos que a biblioteca pode oferecer, a educação só tem ganhar”, observa Anderson.

Sobre o Prêmio Laura Russo – Instituído em 1998 pelo Conselho de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, a iniciativa tem o objetivo de homenagear instituições, profissionais e pesquisadores que se destacaram em ações de promoção, incentivo e enriquecimento da Biblioteconomia Paulista.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212