Notícias

Banda Música do Silêncio encerra Setembro Azul na EMEBS Madre Lucie Bray

Apresentação realizada para estudantes da EMEF Lourenço Filho

Publicado em: 09/10/2018 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020

musica_silencio_740x430.jpg

Para a finalização do Setembro Azul 2018, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Madre Lucie Bray promoveu uma apresentação, no dia 25 de setembro, da Banda do Silêncio para os estudantes do Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho.

A banda é composta por 20 estudantes surdos da própria EMEBS e 20 ouvintes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Octavio Pereira Lopes, ambas as unidades da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.

O evento contou com a apresentação de trechos da 9ª Sinfonia de Beethoven, “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e “Superfantástico” da Turma do Balão Mágico.

Sobre a banda – Com o professor de música Vinicius Souza Patrício, os estudantes desenvolvem, além das atividades com os instrumentos, a importância do trabalho em grupo. “A proposta é promover a integração entre ouvintes e surdos. A música é importante, mas é um complemento daquilo que eles desenvolvem nas aulas e nas apresentações”, diz o professor Vinicius Souza.

A atividade incentiva o desenvolvimento dos estudantes com a prática de instrumentos de percussão e sopro como vibrafone, escaleta, bateria, bumbo, entre outros. O professor também ressalta que o grupo da banda é composto por alunos dedicados e esforçados, que buscam, independente das suas limitações físicas, fazer o melhor dentro do proposto.

Como resultado, os próprios alunos afirmam que evoluíram tanto dentro da banda como também nas outras atividades da grade curricular. “Comecei a me desenvolver muito mais depois que entrei pra banda. Foi uma melhora muito visível para mim, para os meus amigos e família”, diz o estudante Renato de Oliveira Moitinho, da EMEBS Madre Lucie Bray, 8º ano, participante da banda desde 2012.

A estudante Amanda Fernandes Pinheiro, do 9º ano da EMEBS Madre Lucie Bray, enfatiza que a banda proporciona um maior compartilhamento de experiências entre ouvintes e surdos. O aluno Kawan Wallace, do 7º ano da EMEF Octavio Pereira Lopes, concorda. “Fazer essa troca e aprender diariamente é algo muito bom!”, diz Kawan.

Setembro Azul – Durante o mês de setembro, a EMEBS promoveu uma série de atividades inclusivas com os seus estudantes. A ideia foi aproveitar o Setembro Azul para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência.

Confira a galeria clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211