Bailarina e ex-aluna de escola na Vila Brasilândia recebe proposta para dançar em Portugal

Aleska Gimenez aprendeu balé na EMEF André Rodrigues de Alckmin em projeto de extensão de jornada

Publicado em: 22/08/2022 15h20 | Atualizado em: 22/08/2022
Fotografia de uma bailarina, ela está de costas, com o braço esquerdo levantado e o direito esticado ao lado. Uma de suas pernas está esticada atrás e ela usa um vestido na cor bege.

O projeto “Educando Através da Dança”, idealizado pela professora Alessandra Gomes, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor André Rodrigues de Alckmin, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, formou neste ano 15 estudantes no curso de balé clássico. Uma das bailarinas, Aleska Gimenez, recebeu proposta para trabalhar com dança em Portugal.

Aleska teve seu primeiro contato com a dança na escola, através do projeto que acontecia no contraturno. Ela participava das aulas de jazz, hip-hop, balé clássico e contemporâneo. Atualmente ela possui formação e registro como bailarina profissional.

Fotografia mostra crianças espalhadas em uma sala e uma mulher ao centro, que é a professora. Elas estão fazendo pose de balé, com os pés abertos e os braços para baixo.

Aleska em sua primeira aula de balé, no projeto Educando Através da Dança

Durante a pandemia, a bailarina buscou oportunidades de dar aulas online de balé e foi contratada pela escola Studio de Dança Kelly Lisboa, que fica na cidade de Leiria, em Portugal, onde lecionou por 4 meses. A diretora da escola gostou do trabalho de Aleska e manteve contato, então, neste ano, a convidou para ir à Portugal dar aulas presenciais e dançar representando sua escola.

Aleska vai para lá e passará por um período de adaptação, ela pretende continuar se aperfeiçoando profissionalmente na Europa. “Vai ser uma experiência incrível, sei que vou ter muitos aprendizados e vai ser de grande crescimento profissional e pessoal”, disse.

“Sempre foi meu sonho ir para o exterior, um sonho maior ainda era trabalhar com dança num lugar que a valorizasse”, contou Aleska Gimenez. “Acreditem que tudo é possível, mas não pode só acreditar e sonhar. O sonho caminha junto com a força de vontade, com o esforço”, completou.

Bailarina está com um vestido verde e branco. Ela usa uma coroa prateada no cabelo e está em uma pose. Ao fundo há uma cortina preta.

Aleska em apresentação do projeto Educando Através da Dança

Aleska tem 21 anos e mora na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo. Ela viajou para Portugal neste domingo (21). O Projeto Educando Através da Dança foi muito significativo para a bailarina, pois foi por meio dele que se descobriu na dança. “Eu cresci dentro do Projeto Educando Através da Dança e deixo para a professora Alessandra toda a gratidão e amor”, falou.

Quando a professora Alessandra Gomes recebeu a notícia, ficou muito emocionada. “Minha bailarina, tive a oportunidade de ver o seu crescimento, começando no projeto Educando Através da Dança, quando estava no seu início e hoje indo rumo a Portugal dançar em palcos ainda maiores”, comentou.

Fotografia mostra duas mulheres se abraçando. Ao fundo há uma parede nas cores verde e branco, espelhos e uma barra.

A bailarina e a professora Alessandra Gomes

foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto