Notícias

Bailarina e ex-aluna de escola na Vila Brasilândia recebe proposta para dançar em Portugal

Aleska Gimenez aprendeu balé na EMEF André Rodrigues de Alckmin em projeto de extensão de jornada

Publicado em: 22/08/2022 15h20 | Atualizado em: 22/08/2022
Fotografia de uma bailarina, ela está de costas, com o braço esquerdo levantado e o direito esticado ao lado. Uma de suas pernas está esticada atrás e ela usa um vestido na cor bege.

O projeto “Educando Através da Dança”, idealizado pela professora Alessandra Gomes, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor André Rodrigues de Alckmin, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, formou neste ano 15 estudantes no curso de balé clássico. Uma das bailarinas, Aleska Gimenez, recebeu proposta para trabalhar com dança em Portugal.

Aleska teve seu primeiro contato com a dança na escola, através do projeto que acontecia no contraturno. Ela participava das aulas de jazz, hip-hop, balé clássico e contemporâneo. Atualmente ela possui formação e registro como bailarina profissional.

Fotografia mostra crianças espalhadas em uma sala e uma mulher ao centro, que é a professora. Elas estão fazendo pose de balé, com os pés abertos e os braços para baixo.
Aleska em sua primeira aula de balé, no projeto Educando Através da Dança

Durante a pandemia, a bailarina buscou oportunidades de dar aulas online de balé e foi contratada pela escola Studio de Dança Kelly Lisboa, que fica na cidade de Leiria, em Portugal, onde lecionou por 4 meses. A diretora da escola gostou do trabalho de Aleska e manteve contato, então, neste ano, a convidou para ir à Portugal dar aulas presenciais e dançar representando sua escola.

Aleska vai para lá e passará por um período de adaptação, ela pretende continuar se aperfeiçoando profissionalmente na Europa. “Vai ser uma experiência incrível, sei que vou ter muitos aprendizados e vai ser de grande crescimento profissional e pessoal”, disse.

“Sempre foi meu sonho ir para o exterior, um sonho maior ainda era trabalhar com dança num lugar que a valorizasse”, contou Aleska Gimenez. “Acreditem que tudo é possível, mas não pode só acreditar e sonhar. O sonho caminha junto com a força de vontade, com o esforço”, completou. 

Bailarina está com um vestido verde e branco. Ela usa uma coroa prateada no cabelo e está em uma pose. Ao fundo há uma cortina preta.
Aleska em apresentação do projeto Educando Através da Dança

Aleska tem 21 anos e mora na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo. Ela viajou para Portugal neste domingo (21). O Projeto Educando Através da Dança foi muito significativo para a bailarina, pois foi por meio dele que se descobriu na dança. “Eu cresci dentro do Projeto Educando Através da Dança e deixo para a professora Alessandra toda a gratidão e amor”, falou.

Quando a professora Alessandra Gomes recebeu a notícia, ficou muito emocionada. “Minha bailarina, tive a oportunidade de ver o seu crescimento, começando no projeto Educando Através da Dança, quando estava no seu início e hoje indo rumo a Portugal dançar em palcos ainda maiores”, comentou.

Fotografia mostra duas mulheres se abraçando. Ao fundo há uma parede nas cores verde e branco, espelhos e uma barra.
A bailarina e a professora Alessandra Gomes

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301