Notícias

Ayrton Senna é tema de sequência didática na EMEI Villa Lobos

Além de conhecer a vida do piloto, crianças visitaram a praça recém-inaugurada.

Publicado em: 11/05/2017 15h23 | Atualizado em: 30/11/2020

senna_740_x_430.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa Lobos, localizada no Paraíso (Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga), tiveram a oportunidade de conhecer a história de Ayrton Senna, piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1.

A professora Celise Suarez explicou que a sequência didática surgiu espontaneamente a partir das dúvidas das crianças, que têm entre cinco e seis anos de idade. “Na semana passada, precisamos atravessar a praça Ayrton Senna para ir visitar uma exposição no Instituto Tomie Othake e, ao avistar o monumento instalado no local, um aluno o confundiu com um foguete. Ele foi corrigido imediatamente por um coleguinha, que o avisou que a obra retrata um carro de Fórmula 1”, explicou.

A praça, localizada na região do Parque do Ibirapuera, foi inaugurada no último dia 1º de maio, quando se completou 23 anos da morte do piloto. Ela recebeu o monumento “Velocidade: Alma e Emoção”, da artista Melinda Garcia. A obra tem formato de um carro de Fórmula 1 e estava anteriormente instalada na entrada do Túnel Ayrton Senna.

Aproveitando o interesse das crianças, Celise resolveu aprofundar o tema. Organizou uma roda da conversa onde os pequenos puderam ter contato com informações e vídeos da vida do campeão. “O encantamento foi visível”, afirmou.

Ocupação – A única coisa que separa a unidade da praça é um portão. A professora perguntou se as crianças gostariam de visitar o local e elas ficaram entusiasmadas com a ideia.

A visita aconteceu na quarta, 10 de maio, e os alunos puderam andar por todo o local, tirar fotos e fazer vídeos. A professora propôs que eles fizessem registros de observação em desenho, o que foi feito em grupos, em cartolinas. Visitaram também o “cachorródromo”, um espaço onde é permitido que os cães possam interagir, socializar, exercitar e se divertir, para observar os pets que lá brincavam com seus donos.

Confira a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Curso Língua portuguesa para migrantes 100% gratuito

Inscrições abertas para Curso de Língua Portuguesa para migrantes

Publicado em: 17/08/2022 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma caixa de papelão com várias divisórias formando quadrados menores. Dentro deles mini móveis e pessoas feitas de animação.

SME oferece 500 vagas para curso de Curta e Animação em Formato Filme de Minuto

Publicado em: 17/08/2022 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Logomarca da Olimpiadas Site

Olimpíadas Estudantis e InterCEUs estão com inscrições abertas

Publicado em: 16/08/2022 3h07 - em CEU e COCEU

Grupo de crianças andando com suas motocas no centro de São Paulo. As crianças usam coletes verdes. A frente do grupo a professora conversa com elas e movimenta as mãos como se fosse bater palmas. Ao redor do grupo há trabalhadores e pedestres que caminham pelo local.

Estudantes da Rede Municipal de 4 e 5 anos exploram o centro de São Paulo com suas motocas

Publicado em: 16/08/2022 1h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Educação Infantil sentada no chão. Ela está contando uma história para as crianças pequenas que estão sentadas ao seu redor, as crianças olham para sua mão gesticulando no ar acima da sua cabeça.

SME convoca mais 353 profissionais da educação

Publicado em: 16/08/2022 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.263