Notícias

Ayrton Senna é tema de sequência didática na EMEI Villa Lobos

Além de conhecer a vida do piloto, crianças visitaram a praça recém-inaugurada.

Publicado em: 11/05/2017 15h23 | Atualizado em: 30/11/2020

senna_740_x_430.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa Lobos, localizada no Paraíso (Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga), tiveram a oportunidade de conhecer a história de Ayrton Senna, piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1.

A professora Celise Suarez explicou que a sequência didática surgiu espontaneamente a partir das dúvidas das crianças, que têm entre cinco e seis anos de idade. “Na semana passada, precisamos atravessar a praça Ayrton Senna para ir visitar uma exposição no Instituto Tomie Othake e, ao avistar o monumento instalado no local, um aluno o confundiu com um foguete. Ele foi corrigido imediatamente por um coleguinha, que o avisou que a obra retrata um carro de Fórmula 1”, explicou.

A praça, localizada na região do Parque do Ibirapuera, foi inaugurada no último dia 1º de maio, quando se completou 23 anos da morte do piloto. Ela recebeu o monumento “Velocidade: Alma e Emoção”, da artista Melinda Garcia. A obra tem formato de um carro de Fórmula 1 e estava anteriormente instalada na entrada do Túnel Ayrton Senna.

Aproveitando o interesse das crianças, Celise resolveu aprofundar o tema. Organizou uma roda da conversa onde os pequenos puderam ter contato com informações e vídeos da vida do campeão. “O encantamento foi visível”, afirmou.

Ocupação – A única coisa que separa a unidade da praça é um portão. A professora perguntou se as crianças gostariam de visitar o local e elas ficaram entusiasmadas com a ideia.

A visita aconteceu na quarta, 10 de maio, e os alunos puderam andar por todo o local, tirar fotos e fazer vídeos. A professora propôs que eles fizessem registros de observação em desenho, o que foi feito em grupos, em cartolinas. Visitaram também o “cachorródromo”, um espaço onde é permitido que os cães possam interagir, socializar, exercitar e se divertir, para observar os pets que lá brincavam com seus donos.

Confira a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sala de formação com servidores da Educação reunidos em grupos ao redor de mesas. As pessoas estão sentadas e conversando durante uma atividade colaborativa. Ao fundo, há estantes com livros e grandes janelas que iluminam o ambiente. Um homem em pé conversa com os participantes, enquanto outras pessoas acompanham a dinâmica em clima de interação e aprendizado.
Projeto Artesanato

Projeto trabalha artesanato, criatividade e convivência entre estudantes

Publicado em: 21/05/2026 1h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com palco de madeira durante um evento educacional do Movimento LEDUC. À esquerda, uma mulher negra fala ao microfone para o público. No centro do palco, um homem está em pé e duas mulheres e um homem estão sentados em poltronas azuis. Ao fundo, um telão exibe a logo colorida do LEDUC e QR Codes nas laterais. O público acompanha atentamente a atividade.
Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.661