Notícias

Aventura Ambiental: Um dia no Parque

Alunos da EMEF Cláudia Bartolomazi participaram de atividade de educação ambiental no Parque do Ibirapuera

Publicado em: 07/12/2015 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

aventura_ambiental_um_dia_no_parque.jpg

Matéria produzida pela equipe da Imprensa Jovem da EMEF Cláudia Bartolomazi

No último dia 10 de novembro, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cláudia Bartolomazi, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, visitaram o Parque do Ibirapuera para participar da atividade Aventura Ambiental. Os projetos envolvidos foram o Com Vida Bartô, Imprensa Jovem e projeto AdolêSer dos professores Eduardo Sousa e Luciana Chagas.

Durante a atividade monitorada, os alunos visitaram o viveiro de mudas do parque, além dos jardins de ervas medicinais, entre outros. Aprenderam um pouco mais sobre várias espécies de árvores, e se encantaram com a imensa Árvore Ceboleiro. Houve uma pequena pausa para que os monitores explicassem mais sobre ela, e os alunos se divertiram subindo em seu caule.

Ao final da atividade, a equipe de Imprensa Jovem entrevistou Eduardo Sousa, professor responsável pelo projeto de educação ambiental na escola (Com vida Bartô- Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola), que é um projeto que liga a preocupação com o meio ambiente às práticas que promovem uma cultura de paz, respeito e cuidado com o outro. “Antes de participar deste projeto, eu não me interessava muito pela natureza, mas depois disso eu vi a importância da preservação da natureza para o mundo”, disse Evellyn Nobre, aluna do projeto Com Vida.

O professor Eduardo Sousa contou sobre a importância da preservação ambiental para nossa qualidade de vida. “O que me motiva a desenvolver esse projeto é a perspectiva de transformamos o mundo. De a gente fazer deste mundo, um mundo melhor, desenvolvendo ações que contribuam para essa melhoria”, observou Eduardo.

Aventura Ambiental – A Aventura Ambiental é uma atividade de Educação Ambiental desenvolvida pela UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), no Parque do Ibirapuera. A atividade visa à cultura de paz e busca sensibilizar seus participantes através de ensinamentos teóricos e práticos utilizando o Parque como espaço para estudo do meio. Durante a visita monitorada, é feita uma apresentação histórico-cultural do Parque e sobre sua flora e fauna e são proporcionadas vivências e dinâmicas com o meio ambiente. Assim, busca resgatar a relação homem/natureza, hoje tão distanciada.

Siga a Imprensa Jovem Bartô no facebook.

Para saber como participar da Aventura Ambiental, clique aqui.

Créditos – Equipe de Imprensa Jovem : Arics Jorge, Gustavo Lima, Felipe Duarte e Simone Bruno.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem horizontal com fundo azul texturizado e elementos geométricos em tons de azul, verde-azulado e branco. No canto superior esquerdo, aparece a identificação da EMFORPEF – Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro. Ao centro, sobre uma faixa verde-azulada, está o texto em branco: “Formação para Supervisores de Estágio”. Na parte inferior, há formas geométricas arredondadas em diferentes tamanhos e cores, compondo a identidade visual da arte.

Formação para Supervisores de Estágio abre 390 vagas na Rede Municipal 

Publicado em: 20/08/2026 6h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (48)

SME realiza nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil

Publicado em: 20/08/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Em um auditório do CEU Inácio Monteiro, uma mulher fala ao microfone enquanto outras duas mulheres estão sentadas em poltronas no palco. Ao fundo, um telão exibe uma apresentação com o título “Entendeu por que a Rede Somos surgiu?”, além dos logotipos da Rede Somos e da Prefeitura de São Paulo.

Divisão dos CEUs da DRE Guaianases promove bate-papo sobre saúde mental

Publicado em: 19/08/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

magem horizontal com fundo azul-escuro e composição gráfica circular formada por formas geométricas em verde-claro, azul-petróleo, laranja, rosa e lilás. No centro, sobre um círculo azul-escuro, aparece o texto “Prêmio LED – Luz na Educação”, com “LED” em letras grandes na cor verde-claro e o símbolo do prêmio ao lado.

Prêmio LED abre inscrições para projetos de inovação na educação 

Publicado em: 18/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.690