Notícias

Avaliações da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Mais informações sobre a aplicação da Prova Semestral, Prova EJA e Simulado ENEM

Publicado em: 28/06/2017 12h25 | Atualizado em: 30/11/2020

avaliacao_rede_740_430.jpg

Entre 26 e 30 de junho serão aplicadas três Provas na Rede Municipal de Ensino: a Prova Semestral (também com versões Ampliada, em Braile e em Libras), a Prova EJA e o Simulado ENEM.

Saiba mais sobre cada uma das avaliações:


 1 – Prova Semestral


Período de aplicação: 28 a 30/06/2017.

Público alvo: alunos dos 3ºs aos 9ºs anos.

  • 3ºs aos 5ºs anos – 1 Caderno de provas (30 questões) e 1 Cartão-resposta.

Sugestão de aplicação: dia 28/06 – questões de Língua Portuguesa;

dia 29/06 – questões de Matemática;

dia 30/06 – questões de Natureza e Sociedade.

Observação: Ao final de cada aplicação, o professor deverá recolher o Caderno de provas e devolvê-lo aos alunos no dia seguinte para dar continuidade à prova. Com relação ao Cartão-resposta, orientamos também que, ao término da aplicação em cada dia, o professor entregue o Cartão-resposta aos alunos e os oriente a preencher somente as respostas referentes às questões respondidas naquele dia. No dia seguinte, o Caderno de provas deve ser entregue ao aluno para prosseguir com a prova.

  • 6ºs aos 9ºs anos – 2 Cadernos de provas (Caderno 1 com 30 questões e Caderno 2 com 20 questões) e 1 Cartão-resposta.

Sugestão: a aplicação das questões poderá ocorrer em mais de um dia. Ao final da aplicação do Caderno 1, o professor deverá entregar aos alunos o Cartão-resposta e solicitar seu preenchimento com caneta azul ou preta e, em seguida, recolher o Caderno de provas e o Cartão-resposta. O professor deverá seguir o mesmo procedimento de aplicação com o Caderno 2.

Atenção: Toda vez que o Cartão-resposta for recolhido, é importante verificar se o aluno preencheu corretamente o espaço reservado para cada resposta e, quando necessário, solicitar que reforce a resposta com caneta preta, a fim de garantir a leitura óptica. Caso o aluno se ausente em um dos dias de prova, poderá continuar a realizar a prova em outro dia, preenchendo o Cartão-resposta parcialmente.

Após o término das aplicações, os Cartões-resposta devem ser escaneados segundo orientação do vídeo disponível na página do SERAp, até 07/07.

Para os alunos com deficiência intelectual não haverá prova adaptada. A escola deverá, na medida do quadro de deficiência do aluno, dispor de auxílio adequado para que ele possa realizar a prova.

  • Prova Semestral adaptada

Haverá tradução da Prova para LIBRAS (exceto texto-base – Língua Portuguesa), em arquivo de vídeo, que deverá ser instalado no servidor do Laboratório de Informática e disponibilizado para os alunos com surdez;

Para os alunos com cegueira, que dominam Braile, a SME disponibilizará os Cadernos de prova em Braile. A escola deverá auxiliar o aluno apenas para a marcação das respostas no Cartão-resposta;

Para os alunos com baixa visão haverá a prova na versão ampliada.

Atenção: Toda vez que o Cartão-resposta for recolhido, é importante verificar se o aluno preencheu corretamente o espaço reservado para cada resposta e, quando necessário, solicitar que reforce a resposta com caneta preta, a fim de garantir a leitura óptica. Caso o aluno se ausente em um dos dias de prova, poderá continuar a realizar a prova em outro dia, preenchendo o Cartão-resposta parcialmente.


Após o término das aplicações, os Cartões-resposta devem ser escaneados segundo orientação do vídeo disponível na página do SERAp, até 07/07.

Vídeo em Libras anunciando a Prova Semestral para os alunos com surdez.



 2 – Prova EJA



Período de aplicação
:

  • Dias 22 e 23/06 – treinamento com os alunos para acesso ao SERAp e para a familiarização com a prova digital (teste);
  • Dias 26 a 30/06 – aplicação da prova.

Público alvo: alunos da EJA Regular (final das duas etapas: 2ª e 4ª), da EJA Modular (2ª e 4ª etapas – módulos concluídos) e do CIEJA (2º e 4º módulos).

Esta prova será na versão online e terá 20 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 10 questões de Ciências da Natureza e 10 de Ciências Humanas.



3 – Simulado ENEM


Período de aplicação: 27/06 – Caderno 1; 28/06 – Caderno 2; 29/06 – Redação.

Público alvo: alunos da 3ª série do Ensino Médio.

  • Caderno 1 (95 questões); Caderno 2 ( 90 questões); redação.
  • O Cartão-resposta será único para os dois Cadernos de provas, portanto, ao recolher o cartão no dia 27 deve-se verificar se todos os campos estão assinalados a caneta; caso não estejam deve-se solicitar ao aluno que o faça. No segundo dia, 28, deve-se devolver o Cartão-resposta ao aluno e solicitar que termine de preenchê-lo com as referidas respostas do Caderno 2. É importante verificar novamente se todas as opções de respostas foram assinaladas à caneta. Caso haja algum aluno ausente, deve-se preencher o campo indicado no próprio Cartão-resposta. Todos os Cartões-resposta deverão ser escaneados no SERAp até 07/07 e os resultados, assim que descompactados, serão liberados imediatamente.

Observação: não haverá Cadernos em Braile, nem traduzidos para LIBRAS. 

  • Atenção: Recolham todos os cadernos de provas, eles não deverão ser levados pelos alunos em hipótese alguma. Todos devem ser destruídos. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212