Notícias
Avaliação de Instrutores e Intérpretes de Libras
Banca examinadora seleciona candidatos para trabalhar nas ações da SME
Publicado em: 13/05/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
A partir deste dia 13 de maio, uma Banca Examinadora iniciou o processo de avaliação de candidatos a Instrutores e Intérpretes de Libras para atuarem com educandas e educandos surdos nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), Escolas Polo de Educação Bilíngue para Surdos e escolas comuns das unidades da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de promover um atendimento de qualidade, em uma perspectiva de educação Bilíngue para Surdos, respeitando a condição linguística dos estudantes com surdez e assegurando o acesso ao currículo.
Desde 2013, a Divisão de Educação Especial da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME/COPED/Divisão de Educação Especial) se dedica a ampliação do número destes profissionais e à qualificação do serviço oferecido: publica Editais de Credenciamento e avalia os candidatos a Instrutores de Libras por meio do exame prático de fluência em Libras e didática do ensino de Libras e os candidatos a Intérpretes de Libras por meio de exame prático de fluência e tradução em interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras e Portuguesa/Libras/Língua Portuguesa.
A Banca Examinadora, composta por um profissional surdo e dois profissionais ouvintes (certificados por PROLIBRAS e com experiência na Educação de Surdos) atua na perspectiva de promover o credenciamento de profissionais qualificados (surdos e ouvintes) para ministrar cursos de formação para os profissionais da SME, acompanhar e apoiar os professores regentes de todas as etapas, bem como atuar nas salas de aula e quaisquer outros lugares em que ocorrerem eventos com a presença de estudantes e educadores com surdez que tenham a Libras como língua de instrução e meio de comunicação objetiva, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
Para os candidatos a Guias-intérpretes, também haverá exame prático de fluência em guia-interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras, Língua Portuguesa/Libras/Língua Portuguesa, avaliado por um profissional surdocego com experiência em formação de guias-intérpretes e um profissional ouvinte com atuação na área, vinculado a ABRASC – Associação Brasileira de Surdocegos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME
Secretaria Municipal de Educação
Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP
Secretaria Municipal de Educação
Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos
Secretaria Municipal de Educação
Planejamento Estratégico mobiliza a Rede Municipal na construção coletiva de metas e estratégias
Relacionadas
Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME
Publicado em: 13/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP
Publicado em: 13/02/2026 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal
Publicado em: 12/02/2026 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis
Publicado em: 12/02/2026 10h40 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos
Publicado em: 11/02/2026 5h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel