Notícias
Autorretrato em três dimensões
EMEF organiza projetos específicos para as aulas de substituição
Publicado em: 27/01/2017 11h33 | Atualizado em: 30/11/2020Desde 2013, os professores de módulo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa desenvolvem projetos específicos nos horários nos quais assumem regência. Temas como identidade e criação, diversidade, meio ambiente, saúde, cidadania e protagonismo juvenil são focados pelos educadores durante todo ano a partir de sequências de atividades interdisciplinares.
Um dos projetos que caiu no gosto da criançada foi o “Identidade e Criação”, no qual os alunos foram estimulados a produzirem materiais com o foco na própria personalidade e identidade. Um exemplo disso é o autorretrato em 3 Dimensões (3D) e Histórias em Quadrinhos (HQ) baseadas nos alunos, suas experiências e personalidades.
Sob comando do Professor de Artes, Rodrigo Pignatari, os alunos aprenderam a criar brinquedos de papel, os chamados “Toy Paper”. Os bonecos foram compostos a partir das características pessoais dos participantes, como cores preferidas, gostos musicais e características físicas. “São como autorretratos em 3D. Não são cópias fiéis da figura dos alunos, carregam a livre expressão de cada um, a partir de como eles se enxergam”, disse o professor.
Formado em Artes, com foco em Teatro, o professor Rodrigo integra a equipe da EMEF desde 2010. Ele contou que começou o trabalho com foco na identidade dos alunos e que o autorretrato em 3D foi uma das primeiras atividades desenvolvidas. “Percebemos aqui na escola que os alunos, muitas vezes, não reconhecem o próprio corpo e cor. E essas atividades contribuem para a valorização da própria imagem, da auto-imagem”, contou Rodrigo.
Quando todas as salas terminam a confecção dos bonecos foi organizada uma exposição no pátio do colégio. O professor conta que alguns alunos fizeram mais de um e que as mães comentaram que até em casa as crianças produziram bonecos.
A sequência de atividades para criação do autorretrato aconteceu no primeiro semestre e teve a duração de seis aulas. Cada turma desenvolveu seu trabalho em um ritmo diferente, conforme as aulas nas quais o professor Rodrigo compareceu em regência. No segundo semestre, o foco foi a criação de pequenas histórias com início, meio e fim. HQ em tirinhas foi a primeira atividade e depois os alunos confeccionam histórias com mais quadros.
Notícias Mais Recentes
Educação de Jovens e Adultos
Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Secretaria Municipal de Educação
Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Secretaria Municipal de Educação
SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eny Marisa Maia, na Capela do Socorro
Relacionadas

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos

Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Publicado em: 29/09/2023 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação

III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Publicado em: 28/09/2023 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Publicado em: 28/09/2023 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Publicado em: 28/09/2023 1h02 - em Secretaria Municipal de Educação