Notícias
Autoavaliação Institucional Participativa
DIEI socializa relatórios técnicos, recomendações e Carta de Princípios sobre Autovaliação nas escolas de Ed. Infantil da RME
Publicado em: 23/12/2016 9h50 | Atualizado em: 04/05/2021
A Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de dar visibilidade e transparência a todo o processo desenvolvido junto às Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino sobre a prática da Autoavaliação Institucional Participativa, por meio do uso dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, socializa os relatórios técnicos e as recomendações feitas pela assessoria contratada entre os anos de 2013 e 2016.
A partir da assessoria prestada durante os últimos quatro anos na SME, as Professoras Maria Malta Campos e Bruna Ribeiro, especialistas e pesquisadores em Avaliação na Educação Infantil, elaboraram relatórios técnicos que descrevem e analisam o processo de implantação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, nas unidades de Educação Infantil da RME (rede direta e conveniada), no período de 2013 – 2014 e no período de 2015 – 2016.
Além dos relatórios, a DIEE também disponibiliza a Carta de Princípios da Autovaliação nas Unidades de Educação Infantil da RME-SP com alguns tópicos gerais que foram adotados ao longo dos quatro anos e que precisam ser respeitados na garantia da continuidade do processo. Esta carta apresenta os 10 princípios que orientam as autoavaliações institucionais participativas nas unidades diretas e conveniadas da Rede paulistana de Educação Infantil.
Acesse a Carta de Princípios da Autoavaliação.
“Consideramos que esse trabalho foi de suma importância e envolvimento para as escolas e apostamos na sua continuidade para que a prática da Autoavaliação Institucional Participativa se fortaleça cada vez mais como uma forma de aproximação e construção de vínculos entre as famílias e as Unidades Escolares, além de contribuir para a efetivação de uma gestão democrática e aprimoramento do Projeto Politico Pedagógico”, enfatiza a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Sonia Larrubia.
A cidade de São Paulo possui mais de 2.500 escolas de Educação Infantil municipais que atendem cerca de 500 mil bebês e crianças de 0 a 5 anos. O processo de Autoavaliação Institucional Participativa aconteceu em todas as unidades e envolveu as equipes das Unidades Educacionais, familiares/responsáveis, pessoas da comunidade, supervisoras e supervisores escolares, representantes das entidades mantenedoras das Unidades conveniadas.
Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana – documento teve sua versão final lançada no início de 2016 e é fruto do diálogo intenso e de escuta da RME em parceria com o Grupo de Trabalho – GT de escrita composto por representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação – DREs, Equipes das DIPEDs – Divisões Pedagógicas, Diretores de Escola, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor e Supervisores Escolares que acompanham as ações da Educação Infantil.
O documento propõe a construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional Participativa que contempla o envolvimento de todos os atores que integram as práticas educativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças, suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demais educadoras e educadores e a própria Secretaria Municipal de Educação, colaborando para o fortalecimento da gestão democrática e intensificando os diálogos entre as Unidades Educacionais, famílias/responsáveis, comunidade e destas com as DREs e SME.
Acesse o documento clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Relacionadas
Final do 1° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM celebra cultura hip-hop e protagonismo da juventude
Publicado em: 27/11/2025 10h20 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Celso Leite inauguram Academia Estudantil de Letras dedicada ao Mestre Ananias na Bela Vista
Publicado em: 27/11/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projeto de alimentação saudável movimenta o segundo semestre da EMEI Machado de Assis
Publicado em: 26/11/2025 5h39 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Escritor Sérgio Vaz é homenageado por estudantes da Academia Estudantil de Letras
Publicado em: 26/11/2025 5h22 - em Academia Estudantil de Letras
Oferta de alimentação especial cresce 17% na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 26/11/2025 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação