Notícias

Autoavaliação Institucional Participativa

DIEI socializa relatórios técnicos, recomendações e Carta de Princípios sobre Autovaliação nas escolas de Ed. Infantil da RME

Publicado em: 23/12/2016 9h50 | Atualizado em: 04/05/2021


autoavaliacao_institucional_participativa_740_x_430.jpg

A Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de dar visibilidade e transparência a todo o processo desenvolvido junto às Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino sobre a prática da Autoavaliação Institucional Participativa, por meio do uso dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, socializa os relatórios técnicos e as recomendações feitas pela assessoria contratada entre os anos de 2013 e 2016.

A partir da assessoria prestada durante os últimos quatro anos na SME, as Professoras Maria Malta Campos e Bruna Ribeiro, especialistas e pesquisadores em Avaliação na Educação Infantil, elaboraram relatórios técnicos que descrevem e analisam o processo de implantação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, nas unidades de Educação Infantil da RME (rede direta e conveniada), no período de 2013 – 2014 e no período de 2015 – 2016.

Além dos relatórios, a DIEE também disponibiliza a Carta de Princípios da Autovaliação nas Unidades de Educação Infantil da RME-SP com alguns tópicos gerais que foram adotados ao longo dos quatro anos e que precisam ser respeitados na garantia da continuidade do processo. Esta carta apresenta os 10 princípios que orientam as autoavaliações institucionais participativas nas unidades diretas e conveniadas da Rede paulistana de Educação Infantil.

Acesse a Carta de Princípios da Autoavaliação.

“Consideramos que esse trabalho foi de suma importância e envolvimento para as escolas e apostamos na sua continuidade para que a prática da Autoavaliação Institucional Participativa se fortaleça cada vez mais como uma forma de aproximação e construção de vínculos entre as famílias e as Unidades Escolares, além de contribuir para a efetivação de uma gestão democrática e aprimoramento do Projeto Politico Pedagógico”, enfatiza a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Sonia Larrubia.

A cidade de São Paulo possui mais de 2.500 escolas de Educação Infantil municipais que atendem cerca de 500 mil bebês e crianças de 0 a 5 anos. O processo de Autoavaliação Institucional Participativa aconteceu em todas as unidades e envolveu as equipes das Unidades Educacionais, familiares/responsáveis, pessoas da comu­nidade, supervisoras e supervisores escolares, representantes das entidades mantene­doras das Unidades conveniadas.

Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana – documento teve sua versão final lançada no início de 2016 e é fruto do diálogo intenso e de escuta da RME em parceria com o Grupo de Trabalho – GT de escrita composto por representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação – DREs, Equipes das DIPEDs – Divisões Pedagógicas, Diretores de Escola, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor e Supervisores Escolares que acompanham as ações da Educação Infantil.

O documento propõe a construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional Participativa que contempla o envolvimento de todos os atores que integram as práticas educativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças, suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demais educadoras e educadores e a própria Secretaria Municipal de Educação, colaborando para o fortalecimento da gestão democrática e intensificando os diálogos entre as Unidades Educacionais, famílias/responsáveis, comunidade e destas com as DREs e SME.

Acesse o documento clicando aqui. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.647