Notícias

Aulões de Educomunicação ensinam estudantes e educadores a produzirem roteiros, vídeos, podcasts e animações 

São 1.600 vagas para as oficinas que começam segunda-feira (30); nesta edição haverá transmissão de vídeo para Youtube e trabalhos com histórias de vida do Museu da Pessoa

Publicado em: 26/08/2021 16h30 | Atualizado em: 26/08/2021

banner com o texto Aulões de educomunicaçãoEntre a próxima segunda-feira (30) até o dia 2 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo oferece 1.600 vagas em 16 oficinas e palestras dos Aulões de Educomunicação.  A ação é promovida pelo Núcleo Técnico de Currículo – Educomunicação e é aberta a todos os educadores, estudantes, educomunicadores e interessados.

Nesta edição, além das atividades com rádio/podcast, cinema, produção audiovisual, HQ e fotografia, a novidade são as oficinas de transmissão de vídeo para o YouTube e de desenvolvimento de trabalhos pedagógicos com histórias de vida do Museu da Pessoa.

Para as meninas, haverá o “Encontro com as Minas” que será promovido pela organização inglesa Spiring Girls – Mulheres na Tecnologia. Na atividade, estudantes de escolas públicas têm a oportunidade de vivenciar encontros inspiradores com mulheres empreendedoras para conhecer seus desafios no mundo do trabalho, principalmente no campo da engenharia e da tecnologia.

Para o horário coletivo dos educadores, serão oferecidas duas atividades do “Educom na JEIF”. No dia 31 de agosto,  das 12h às 13h, a oficina de Direitos Autorais e no dia 02 de setembro, das 12h às 13h, de Comunicação não violenta.  

As atividades prevêem certificação (não válida para evolução) e o participante pode se inscrever em quantas oficinas desejar.

Acesse o link de inscrição 

Programação


30/09


Criação de vídeos sem edição – “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” 

Oficina prática de criação de filmes curtos gravados sem cortes.No aulão vão ser debatidos os conceitos de plano de imagem e suas possibilidades técnicas e poéticas visando a prática de filmes curtos  Para participar do aulão tem que ter a disponibilidade de gravar um vídeo curto no horário da aula. Para tanto é necessário apenas um celular e/ou um notebook com webcam. 

30 de agosto – 09h às 10h30

Regente: Diogo Noventa

Cineasta, diretor teatral e educomunicador. Formado em audiovisual   com especialização em Comunicação e Educação. Mestre em Filosofia pela USP.


Criação de Roteiro de Cinema

Aprendizado de Diversas Técnicas de Criação de Roteiro, para a criação de novas narrativas, onde a partir da combinação de técnicas e criatividade, ao final do aulão teremos uma forte base para a criação de um roteiro, para diversas mídias existentes hoje em dia ( filmes, curtas, séries, animações, rádio, e etc. ) .

30 de agosto – 10:30h às 12:00h

Regente: André Noro dos Santos

Professor / Educomunicador, Publicitário, Roteirista e Editor de Vídeo. Ministra aulas de Audiovisual na Prefeitura de São Paulo SME/SP.


Animação  Stop Motion com celular

Quem já assistiu a filmes como A Fuga das Galinhas, Coraline, Noiva Cadáver ou As Aventuras de Shaun, o Carneiro deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações: o stop motion.

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido   em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento.

O Aulão pretende introduzir o participante na arte do stop motion transmitindo os conhecimentos básicos da animação, para isso vamos usar o celular e aplicativo gratuito de animação.

30/08/2021 – 16h15 às 17h45

Regente: Marta Russo

É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP.


31/08


Cinco passos para produzir podcast 

A proposta é apresentar aos participantes os 5 passos fundamentais para desenvolver um projeto de Podcast e Educomunicação. A oficina mostra de forma prática o conceito de Educom e as ferramentas de produção e edição para podcasts. Os participantes conhecerão as formas de produção e edição de podcast a partir da perspectiva da educomunicação. 

31 de agosto das 19h30 às 20h30

Regente:  Douglas Calixto

Jornalista formado pela UNESP, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. O trabalho “Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a zoeira de estudantes nas redes sociais” rendeu-lhe a indicação como melhor mestrado de Comunicação da USP em 2017 e o prêmio “Francisco Morel” de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2018 (Intercom).Integra o grupo de pesquisa “Mediações Educomunicativas”, coordenado pelo prof. Adilson Citelli da ECA-USP. Atualmente é Grant Manager da Porticus.


Verifica aí: apurando e construindo informações

Como fazer para saber se uma informação que encontramos na internet e redes sociais é confiável e merece nossa atenção? Neste aulão, vamos aprender uma técnica para verificar a confiabilidade dos conteúdos que recebemos, além de explorar dicas de escrita nas redes sociais, praticando a construção de informação de forma objetiva e interessante.

31 de agosto  das  8h às 9h30

Formador: Bruno Ferreira

Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação (ECA/USP), com licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio (IFSP). Atua como formador de professores e consultor em Educação Midiática e Digital.


Direitos Autorais – checagem e pesquisa de conteúdos  

Atividade prática de pesquisa de recursos audiovisuais e repositórios de conteúdos abertos. Onde encontro vídeos, imagens, músicas para usar nos meus trabalhos?

31 de agosto  das 12h00 às13h00

Formadora: Karla Isabel de Souza

Pedagoga, com mestrado e doutorado na área de educação e tecnologia. Pós doutorado em comunicação. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME/SP. Atuando na educação básica e no ensino superior com formação de professores.


Apreciando Curtas

Apreciar e desconstruir de forma coletiva o curta focando na mensagem, iluminação, planos e ângulos.

31 de agosto  das 15h às 16h

Regente:  Mariza Pinto

Cineasta, Professora de Artes Plásticas e Cênicas, com especialização em Linguagens da Arte. Atua no Núcleo Educom/SME-SP, no Coletivo Mosaico e no GT Arte e Cultura.


Sessão Online Inspiring Girls Mulheres na Tecnologia – Encontro das Minas

A Inspiring Girls foi fundada em 2016, na Inglaterra, com o objetivo de ampliar os horizontes profissionais de meninas de 10 a 15 anos, organizando encontros entre as estudantes e mulheres que atuam em cargos de gestão e profissões ainda vistas como “masculinas”.

31 de agosto das 16h30 às 18h00 

Palestrantes:

Marcela Freitas Vieira – Desenvolvedora back-end

Marcela é capixaba e tem 26 anos. Estudou Engenharia da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo e trabalha como desenvolvedora back-end na Loadsmart, onde ajuda a criar soluções para a indústria de logística com pessoas de outros países. Quando não está trabalhando, passa o tempo lendo, passeando com seu cachorro (ou tentando pegar de volta alguma meia que ele roubou ), programando, estudando coreano e assistindo séries.

Mayara Dias Gonçalves – Desenvolvedora back-end

May é uma gateira de carteirinha apaixonada por seus dois gatos: Cosmo e Wanda. Ela tem 31 anos e nasceu em Salvador, mas atualmente mora em Florianópolis. Adora jogar Animal Crossing e rir de memes aleatórios. Como profissional, é formada em Engenharia de Computação pela Universidade Estatual de Feira de Santana. É ex-professora de programação, mas se realizou mesmo desenvolvendo software. Atualmente trabalha na Loadsmart construindo soluções que auxiliem a indústria de logística a resolver seus diversos problemas.


Utilizando histórias de vida em sala de aula

A proposta é apresentar aos participantes o acervo do Museu da Pessoa, museu virtual e colaborativo de histórias de vida, assim como sua ferramenta de criação de coleções como um meio de preparação de conteúdos para uso em sala de aula. Serão apresentados exemplos práticos, sequências didáticas e o passo a passo para a criação de coleções temáticas a partir de fotos, vídeos e textos presentes no acervo do Museu.

31 de agosto · 18:00 até 19h30

Regentes: Lucas Lara

Bio: É formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre em História Social pela mesma instituição. É gestor cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. Possui experiência nas áreas de História Oral, Acervo Multimídia e Museologia, tendo atuado no Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga (Centro Cultural São Paulo) e no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Atualmente é Diretor de Museologia do Museu da Pessoa. Dedica-se a pesquisas em Gestão Cultural, História Oral, Museologia Social e Museus Virtuais.


Territórios do Corpo, Cultura e Memória

Utilizar elementos da Educomunicação, como por exemplo, o corpo, nossa primeira mídia para desvelar histórias de vida, das artes e dos saberes locais. Despertando professores e alunos para esse legado cultural e social, a diversidade contida na memória oral, nas narrativas, nos lugares de fala que criam as identidades.

31 de agosto  das 19h30 às 21h00

Regentes: Anderson Zotesso,Eliana D’Alessandro,Maurício Silva, Melina Resende.

Bio:Formadores do Núcleo de Educomunicação da SME (Secretaria Municipal de Educação) de São Paulo.


01/09


Oficina de produção de histórias em quadrinhos para estudantes

 A linguagem dos quadrinhos.  Apresentação de recursos práticos e tecnológicos para a produção de histórias em quadrinhos. O desenho como linguagem de comunicação. Banco de imagens como apoio para a produção de histórias em quadrinhos. Relato de experiência e apresentação do projeto “Imprensa Jovem e HQ Jovenilda”.  

01 de setembro das 19h30 às 21h30

Formadores: Carlos Antonio Teixeira e Marcos Roberto da Silva Moreira

Bios

Carlos Antonio Teixeira, Pedagogo, Mestre e Doutor em Ciência e Pós-doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Roteirista de histórias em quadrinhos de divulgação da ciência. Coordenador das HQs: “A história da água no Brasil”, “Meninas e Mulheres na Ciência” e “Entrevistas Além do Tempo”. Coordenador da página www.claraciencia.org.

Marcos Roberto da Silva Moreira. Professor de Língua Portuguesa SME-SP. Ilustrador, Quadrinista, Escritor, Produtor de vídeos e arte-educador. Professor Educomunicador responsável por projetos em contraturno de Produção de Vídeo, Central de Notícias Imprensa Jovem e Oficina de quadrinhos. Orientador em Lives literárias sobre Crônicas e Slam e Oficinas de histórias em quadrinhos pela Secretaria Municipal da Educação.


A Fotografia na Educação Infantil – práticas e possibilidades

É possível estimular o olhar e a prática fotográfica entre as crianças pequenas da Educação Infantil? A oficina vai mostrar atividades desenvolvidas com crianças de 4 a 6 anos que estimulam o olhar fotográfico, a leitura de imagens e práticas fotográficas. 

01 de setembro das 19h30 às 21h

Regente: Ana Karla Muner

Especialista em Fotografia (Senac) e em Mídia Informação e Cultura pela Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). Tem formação em pedagogia, licenciatura e graduação em Artes Plásticas. É professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e atua na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação. Desenvolve trabalho autoral na área das artes, com foco na fotografia 


02/09


Cinema na escola – exemplos, metodologias e possibilidades. 

O aulão parte da análise de 03 filmes realizados por estudantes com o objetivo de fundamentar e contribuir com a prática de realização de filmes na escola dentro de processos educomunicativos. Na aula serão analisados o processo e metodologia de como os filmes foram criados e sua relação com aspectos de linguagem e estética dos filmes.

02 de setembro das 08hs às 09h30

Formador: Diogo Noventa

Cineasta, diretor teatral e educomunicador. Formado em audiovisual   com especialização em Comunicação e Educação. Mestre em Filosofia pela USP.


Comunicação Não-Violenta e Educomunicação

O aulão tem como objetivo propiciar reflexões acerca de conceitos de Comunicação Não-Violenta (CNV) que se aproximam da Educomunicação. O intuito central é o de estabelecer diálogos em torno desses campos de estudo e de práxis para aplicação no cotidiano escolar. Para isso, as atividades formativas serão realizadas de forma participativa e conjunta entre os/as participantes, com foco especial no potencial dessas epistemologias para a melhoria do convívio dos cidadãos e das cidadãs que convivem nas escolas municipais de São Paulo, compreendendo desde estudantes a profissionais e familiares. 

02 de setembro das 12h às 13h

Formador: Paola Prandini

Paola Prandini é Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista. Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da Witwatersrand University, na África do Sul. Formadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desde 2009. 


Animaker, desenho animado online e criação de narrativas

Apresentar elementos básicos de produção de roteiros ficcionais, na perspectiva de oferecer subsídios às professoras e professores para a criação de narrativas audiovisuais educativas e apresentar o site Animaker, como possibilidade de criação de desenho animado online. 

Sinopse: Abordar possibilidades de produção audiovisual como prática educativa libertadora.

02 de setembro das 15h às 16h30

Formador: Jefferson Santos

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação – USP e seu trabalho de pesquisa aborda a “produção audiovisual em contexto de vulnerabilidade como prática educativa libertadora”. Atua como formador, artista orientador e desenvolve pesquisas na área de arte, educação e negritude.


Como fazer transmissões ao vivo pelo youtube

A atividade apresenta as principais ferramentas do youtube para transmissões ao vivo, por celular ou por meio de PC´s e notebooks com câmeras. 

02 de setembro das 19h às 20h30

Regente: Anderson Zotesso

Mini Bio: É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (Bolsista CAPES). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Professor convidado do laboratório de Rádio do Curso de Cultura e Meios de Comunicação – Lato Sensu PUC/ COGEAE/ SEPAC , entre outros cursos de curta duração (2007 a 2015); Agente Cultural Concursado da Prefeitura Municipal de Hortolândia; Formador credenciado pela Secr. Municipal de Educação de SP – Núcleo de Educomunicação (desde 2012) e Dramaturgo, ator e produtor no Gato Coletivo Artístico. Especializado em Ensino de Rádio, Teatro Popular e Produção Cultural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212