Notícias

Aula Inaugural dos Cursos de Especialização em Educação Especial

Os professores formados poderão atuar nas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão

Publicado em: 09/03/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020
aula_inaugural_cursos_740_x_430.jpg

Aconteceu na terça, 8 de fevereiro, no auditório do prédio do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a aula inaugural para as primeiras turmas dos cursos de Especialização em Educação Especial, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a UNESP.

O evento reuniu aproximadamente 300 alunos, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e Professores e Coordenadores do Núcleo de Educação à Distância da UNESP (NEaD).

O Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, abordou as mudanças implementadas após a luta das pessoas com deficiência para universalizar o atendimento pela rede pública de educação. Para o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a aula inaugural foi um momento de celebração. “Todas as vezes que a gente dá passos para nos ajudar a compreender melhor o fenômeno humano e as relações de convivência, de aprendizagem, nós nos transformamos em pessoas melhores”, afirmou o Secretário.

“Há quase doze anos, com a publicação das diretrizes para atendimento das crianças e adolescentes, jovens e adultos com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, a Rede Municipal de Ensino assumiu o compromisso de matricular a todas e todos sem distinção e com base na igualdade de oportunidades”, disse a Diretora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (COPED), Fátima Antonio.

aula_inaugural_cursos_II_740_x_430.jpg

Também estiveram presentes ao evento a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mariane Pinotti, a Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, o Pró-Reitor da UNESP, Prof. Dr. Eduardo Kokubun, o Coordenador do Núcleo de Educação a distância da UNESP, Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior e a Diretora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (COPED), Profa. Fatima Aparecida Antonio, além das Coordenadoras dos cursos de Altas Habilidades e Deficiência Auditiva da UNESP, Profa. Dra. Maria Cândida Soares Del-Masso e Profa. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini.

Para abrilhantar ainda mais a cerimônia, os alunos da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Mario Bicudo interpretaram o Hino Nacional Brasileiro usando a Língua Brasileira de Sinais.

Sobre os Cursos – Os Cursos de Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez e Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação serão ofertados na modalidade semipresencial e oferecerão aos educadores da Rede Municipal referencial teórico específico, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para atuarem na Educação Bilíngue para Surdos e no Atendimento Educacional Especializado – AEE oferecido aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianca Monitora Aliomar 2025 1

Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro

Publicado em: 09/10/2025 5h51 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Cefai Seminario

Setembro Amarelo e Azul: DRE São Miguel organiza seminário de educação especial

Publicado em: 09/10/2025 5h47 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Ciencia Astronomia 5

Professores de Ciências da DRE São Miguel encerram curso com montagem de telescópio

Publicado em: 09/10/2025 5h41 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Cei Amigo Do Peito Dremp

Selo CEI Amigo do Peito valoriza ações de incentivo ao aleitamento materno na Rede Municipal de Educação

Publicado em: 09/10/2025 5h38 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Piscina grande é exibida com um fundo de um céu azul
«1 2 3 1.582