Notícias

Aula inaugural do Curso de Pedagogia da UniCEU

O curso será ministrado em 18 dos 32 polos da UniCEU que funcionam nos CEUs da capital.

Publicado em: 05/11/2015 16h15 | Atualizado em: 30/11/2020
pedagogia_uniceu_740_x_430.jpg

Aproximadamente 1.000 pessoas participaram nesta quarta-feira, 4, no Clube Espéria, localizado na zona norte, da aula inaugural do curso de Educação Superior em Pedagogia, por meio da UniCEU, programa instituído em 2013 pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O curso de Pedagogia pela UniCEU oferecido pela UNESP foi destinado aos educadores que estão em exercício na educação básica, seja na Rede Municipal de Ensino (RME) – direta ou conveniada – na rede estadual ou até mesmo na rede particular da Grande São Paulo. Para concorrer às vagas, os educadores precisavam ser portadores de diploma de Curso Normal ou de Habilitação Específica para o Magistério em nível médio, de certificado de ensino médio (ou equivalente), ou de diploma de ensino superior; outra condição era que não estivessem matriculados em qualquer curso de nível superior em instituições públicas (federal, estadual ou municipal).

O curso ocorrerá em 18 dos 32 polos da UniCEU, com duração de 40 meses no módulo semipresencial, teve a aula inaugural ministrada pelo prefeito Fernando Haddad, que afirmou que levar universidades públicas para a periferia melhora a educação e contribui para a transformação urbanística e social nos bairros beneficiados pela UniCEU. “Daqui cinco anos, talvez menos, quando notarmos que todos os bairros de São Paulo se transformaram em bairros universitários, vamos olhar para trás e ter orgulho de ter feito parte dessa história”, disse o prefeito.

“Incentivamos as pessoas a estudarem, concluírem os ensinos Fundamental e Médio e muitos passaram a sonhar com a universidade. Se conseguirmos levar um número cada vez maior de universidades para os CEUs e ajudar essas pessoas a terem uma formação perto de suas casas, vamos cumprir uma de nossas missões na cidade que é ajudar as pessoas a serem protagonistas da própria história”, disse o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita.

Estiveram presentes ao evento a Professora Emília Cipriano, Secretária Municipal de Educação-Adjunta, a Professora Joane Vilela, Diretora de Orientação Técnica da SME, o Professor Jean Marc Georges Mutzig, Diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/ Ministério da Educação (MEC) a Professora. Dra. Maria de Lourdes Spazziani representando o Professor Dr. Laurence Duarte Colvara, Pró-reitor de Graduação da UNESP e o Professor Dr. Klaus Schlünzen Junior, Coordenador do Núcleo de Educação a distância da UNESP.

UniCEU – Atualmente, a UniCEU conta com 6.717 alunos em 252 cursos já em andamento, sendo 31 aperfeiçoamentos, 171 especializações, 40 licenciaturas e 10 bacharelados. Somente em 2015, o projeto ofertou 1.610 vagas em cursos com 14 universidades parceiras e 9.091 pessoas se inscreveram. Para o curso de Pedagogia iniciado nesta quarta-feira, foram 5.537 alunos inscritos, com processo de seleção realizado pela Vunesp em junho.

Universidade Aberta – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, mestrado profissional, especializações e aperfeiçoamentos por meio do uso da metodologia da educação a distância. Os professores que atuam na educação básica têm prioridade, mas os cursos também estão disponíveis para toda a população.

Saiba mais sobre a UniCEU.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213