Notícias

Aula aberta de introdução ao universo teatral para estudantes será nesta terça

Atividade da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo é realizada em parceria com o projeto Academia Estudantil de Letras (AEL)

Publicado em: 21/06/2021 17h05 | Atualizado em: 21/06/2021
Texto em destaque "Aula aberta MIT + Introdução ao universo teatral". Ao fundo, fotografia de cena de peça teatral

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) convida estudantes do ensino fundamental (a partir do 6° ano), ensino médio e professores para uma aula aberta de Introdução ao universo teatral. A atividade tem parceria com o Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) e acontece nesta terça-feira (22), às 14h, na página do Facebook da MITsp

A aula será apresentada pelo educador, pesquisador e produtor cultural Paulo Gircys. O objetivo é apresentar ao público jovem os elementos estéticos e técnicos que compõem o processo de criação e montagem de um espetáculo de artes cênicas.

Assista a aula aberta de Introdução ao Universo Teatral.

Sobre a MITsp

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp ocorre desde março de 2014 e é idealizada pelos artistas cênicos e pesquisadores Antonio Araújo e Guilherme Marques. O evento traz aos palcos da cidade de São Paulo espetáculos inovadores no campo das artes cênicas mundiais. Além de espetáculos, a MITsp também conta com atividades reflexivas e pedagógicas gratuitas para o público.

Em suas sete edições, a Mostra teve 165.000 espectadores, em 114 espetáculos, de 46 países diferentes, em 365 sessões.

 

Sobre Paulo Gircys

Formado em Artes Cênicas pela ECA-USP, Paulo é artista, educador e pesquisador das áreas de formação do artista cênico, teatro jovem, interlinguagens e teatros eslavo e lituano. Desde 2005 integra a Cia Estrela D’Alva de Teatro, em que além de espetáculos, desenvolve projetos pedagógicos como a “Escola Itinerante de Teatro”. Já ministrou aulas e oficinas na Lituânia, Argentina, Rússia, Chile e Angola. Integra a equipe da MITsp desde sua 1ª edição em 2014. Atualmente é coordenador do curso de teatro do Colégio Singular, artista-orientador do Programa Vocacional e professor de Linguagens e Suas Tecnologias no SENAC Santos. Além de fazer parte da comissão organizadora do festival de teatro adolescente “Vamos que Venimos – Brasil”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
«1 2 3 1.643