Notícias
Audiência Pública do PMLLLB
Oportunidade para apresentar contribuições e inserções antes dos trâmites finais
Publicado em: 03/02/2016 17h37 | Atualizado em: 04/05/2021Na quinta, 27 de agosto, às 19h, acontece no Plenário da Câmara Municipal a audiência pública do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB). Na ocasião, será possível apresentar contribuições e inserções antes dos trâmites finais.
Sobre o PMLLLB – A cidade de São Paulo está elaborando o seu Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) com os seguintes objetivos: Estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação; assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade; desenvolver e apoiar ações de literatura; incentivar escritores, editores e livreiros.
Desde 2012, pessoas atuantes nas áreas da leitura, da literatura e do livro vêm discutindo uma política para o setor e a consequente necessidade de um plano municipal. Em abril de 2014, uma portaria intersecretarial publicada no Diário Oficial do Município constituiu o Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o PMLLLB. Este GT foi composto por representantes do Executivo Municipal (Secretarias de Governo, Cultura, Educação e Direitos Humanos), da Câmara Municipal e da Sociedade Civil (ONGs, entidades de classe e militantes da leitura).
O GT fez a sistematização dessas demandas e elaborou um documento base, tendo como referência os cinco eixos do PMLLLB de São Paulo:
- Democratização do acesso;
- Fomento à leitura e à formação de mediadores;
- Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;
- Desenvolvimento da economia do livro;
- Literatura.
O processo de elaboração do documento ocorreu ao longo de 2014 e 2015 – a partir de atas resultantes de audiências e de debates públicos ocorridos na cidade, sendo a maior parte dos debates realizados nos CEUS e bibliotecas da cidade. O GT utilizou todas as Atas resultantes dessas audiências públicas e as contribuições inseridas no site pmlllb.sp, sistematizando as propostas inicialmente em formato de Documento Base e, posteriormente em formato de Projeto de Lei, – finalizado e entregue em julho de 2015.
Acesse o projeto de lei do PMLLLB.
Acesse o Documento Final do PMLLLB em SP.
Saiba mais sobre o Plano em pmlllbsp.com
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Academia Estudantil de Letras
Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes e educadores da Rede Municipal participam de evento em celebração aos 50 anos do Instituto da Criança e do Adolescente
Relacionadas

EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Publicado em: 26/09/2025 2h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Publicado em: 26/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Publicado em: 25/09/2025 6h41 - em Academia Estudantil de Letras

Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Publicado em: 25/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Publicado em: 24/09/2025 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação