Notícias

Atividades na EMEI José Augusto César propõem que crianças sejam ativas na comunidade escolar

Equipe incentiva os pequenos a reimaginar o ambiente da unidade

Publicado em: 25/05/2018 16h14 | Atualizado em: 30/11/2020

emei_jose_augusto_cesar_740x430.jpg

Por meio de um projeto iniciado no mês de fevereiro pela coordenadora pedagógica Michelle Mendonça, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Augusto César, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, as crianças da unidade foram incentivadas a reimaginar o ambiente escolar segundo suas preferências e gostos, pensando no que seria melhor para elas e os colegas.

Entre as atividades realizadas, houve rodas de conversas para a discussão do ambiente escolar, elaboração e votação de propostas de mudanças, fossem elas na alimentação, na forma como o espaço seria reorganizado e sobre os materiais a serem usados, além de assembleias gerais para que cada criança pudesse observar o todo que é a escola e a variedade de opiniões, além da elaboração de desenhos e maquetes para ilustrar as possíveis alterações estéticas nos espaços.

Entre as principais mudanças propostas, baseadas na vontade dos pequenos, está a construção de uma parede de escalada e a adoção de potes e pegadores para servir saladas, de forma a torná-las mais atrativas e incentivar a alimentação saudável.

De acordo com a coordenadora, o objetivo do projeto é evidenciar as falas das crianças, em uma ação concreta de escuta e protagonismo infantil. “Ouvir as crianças é estar aberta a um processo de reflexões através da prática”, conta Michelle. “Estamos analisando os resultados que as crianças trouxeram e colocando-os como metas de mudanças na escola. Solicitamos alguns materiais para doação para ajudar a concretizar a mudança do espaço, assim mobilizando as famílias e a comunidade escolar como um todo nessa ação”, finaliza.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora em sala de aula com estudantes.

Mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de SP voltam às aulas nesta segunda-feira (6)

Publicado em: 06/02/2023 10h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma mãe amamentando uma bebê
Imagem com fundo verde onde se lê 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - IMPA - Somando novos talentos para o Brasil
Whatsapp Image 2023 02 01 At 12.13.21

Reunião de Organização Inicial 2023

Publicado em: 02/02/2023 12h23 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs
1 2 3 1.311