Assinatura do Acordo de Cooperação com a Associação dos Professores de Francês

Ação faz parte do Programa Educacional do Ensino de Francês

Publicado em: 20/01/2016 15h45 | Atualizado em: 30/11/2020
conv_franca_740_x_430.jpg

Na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, o Secretário Gabriel Chalita, se reuniu com o Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP), representada pela sua presidente, Heloísa Moreira.

“Essa parceria é importante porque ela nos ajuda a ter uma reflexão maior sobre o aprendizado de uma língua importante como o francês, não só do ponto de vista do emprego, mas também da cultura”, disse o Secretário. “Parcerias como essa dão a dimensão de uma construção coletiva em que uma cultura aprende com a outra, dialoga com a outra”, concluiu.

A parceria entre a SME e APFESP, com o apoio do Consulado da França, facilitará a elaboração e a execução do “Programa Educacional do Ensino do Francês, Língua Estrangeira (FLE)”, aprovado pela Secretaria, bem como formar, efetivar e auxiliar o trabalho de professore da Rede Municipal de Ensino que possuem habilitação para o ensino da língua francesa, para que realizem aula de introdução dessa língua e das culturas francófonas junto aos alunos do Ensino Fundamental I e II.

O Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, falou sobre a importância de se ensinar uma segunda língua às crianças. “Preparar os alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a falar francês, é a melhor maneira de dar a eles subsídios para vir a se formar e trabalhar para o desenvolvimento desta cidade maravilhosa”, ressaltou.

conv_franca_740_x_430_01.jpg
Da esquerda para a direita: Fernando José de Almeida, Assessor Especial da SME; Jean-Luc Puyau, Adido de Cooperação para o francês; Damien Loras, Cônsul Geral da França em São Paulo;  Heloísa Moreira, presidente da APFESP, Gabriel Chalita, Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo, Vicente Trevas, Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas; Fátima Antonio, Diretora da DOT-Ensino Fundamental; Thibault Samson, Cônsul-Adjunto encarregado de Assuntos Políticos e Imprensa.

Presente a reunião, o Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, salientou a sobre os benefícios dessa parceria. “Os produtos dessa cooperação vão ajudar nossa cidade a ter uma relação mais diferenciada nesse processo de integração da humanidade que hoje a gente chama de globalização”, completou o Secretário, concluindo que precisamos nos apropriar de forma criativa das relações internacionais.

O chamamento para os professores interessados que se dará via Divisão de Orientação Técnica (DOT), representado na reunião pela Diretora de DOT- Ensino Fundamental, Fátima Antonio, que promoverá curso preparatório, a montagem das turmas e a formação da APFESP.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar