Notícias

Assinatura do Acordo de Cooperação com a Associação dos Professores de Francês

Ação faz parte do Programa Educacional do Ensino de Francês

Publicado em: 20/01/2016 15h45 | Atualizado em: 30/11/2020
conv_franca_740_x_430.jpg

Na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, o Secretário Gabriel Chalita, se reuniu com o Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP), representada pela sua presidente, Heloísa Moreira.

“Essa parceria é importante porque ela nos ajuda a ter uma reflexão maior sobre o aprendizado de uma língua importante como o francês, não só do ponto de vista do emprego, mas também da cultura”, disse o Secretário. “Parcerias como essa dão a dimensão de uma construção coletiva em que uma cultura aprende com a outra, dialoga com a outra”, concluiu.

A parceria entre a SME e APFESP, com o apoio do Consulado da França, facilitará a elaboração e a execução do “Programa Educacional do Ensino do Francês, Língua Estrangeira (FLE)”, aprovado pela Secretaria, bem como formar, efetivar e auxiliar o trabalho de professore da Rede Municipal de Ensino que possuem habilitação para o ensino da língua francesa, para que realizem aula de introdução dessa língua e das culturas francófonas junto aos alunos do Ensino Fundamental I e II.

O Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, falou sobre a importância de se ensinar uma segunda língua às crianças. “Preparar os alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a falar francês, é a melhor maneira de dar a eles subsídios para vir a se formar e trabalhar para o desenvolvimento desta cidade maravilhosa”, ressaltou.

conv_franca_740_x_430_01.jpg
Da esquerda para a direita: Fernando José de Almeida, Assessor Especial da SME; Jean-Luc Puyau, Adido de Cooperação para o francês; Damien Loras, Cônsul Geral da França em São Paulo;  Heloísa Moreira, presidente da APFESP, Gabriel Chalita, Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo, Vicente Trevas, Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas; Fátima Antonio, Diretora da DOT-Ensino Fundamental; Thibault Samson, Cônsul-Adjunto encarregado de Assuntos Políticos e Imprensa.


Presente a reunião, o Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, salientou a sobre os benefícios dessa parceria. “Os produtos dessa cooperação vão ajudar nossa cidade a ter uma relação mais diferenciada nesse processo de integração da humanidade que hoje a gente chama de globalização”, completou o Secretário, concluindo que precisamos nos apropriar de forma criativa das relações internacionais.

O chamamento para os professores interessados que se dará via Divisão de Orientação Técnica (DOT), representado na reunião pela Diretora de DOT- Ensino Fundamental, Fátima Antonio, que promoverá curso preparatório, a montagem das turmas e a formação da APFESP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642