Notícias

Assembleias infantis no CEI Professor Mario Pereira Costa

Escola realiza trabalho que dá destaque à fala das crianças pequenas para o desenvolvimento da rotina na Educação Infantil

Publicado em: 14/06/2016 15h13 | Atualizado em: 30/11/2020

assembleias_infantis_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Mario Pereira Costa da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, a partir das reflexões fomentadas pelos estudos dos “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana” vivenciou uma experiência inovadora: a professora da turma do Minigrupo II que são crianças entre dois e três anos, Cláudia Pereira de Souza, construiu elementos que favoreceram um olhar atento para as vivências pertinentes à infância num processo de construção coletiva.

Diante disso uma das práticas utilizadas foi a roda de conversa que trouxe a possibilidade de escuta e diálogo entre as professoras e as crianças pequenas.

O projeto da assembleia recebeu o nome de “ÁGORA: ocupações infantis dos processos de escolhas e tomadas de decisão acerca da rotina e do currículo”, que busca incentivar e promover uma escuta de qualidade das falas das crianças, assim como transformá-las em sujeitos autores nas vivências, como explicou Claudia Pereira.

Segundo a professora a proposta nasceu por meio dos questionamentos das crianças sobre o porquê de fazer determinada atividade. Após as crianças pequenas apresentarem o interesse em contribuir com a elaboração de um ambiente significativo, a professora identificou a necessidade de dar maior atenção para os diálogos das crianças.

A coordenação do CEI em conjunto com a professora organizou uma roda de conversa cujo objetivo era explicar o que é uma assembleia e o seu significado. A finalidade era que as crianças vivenciassem o contexto social em que todas as decisões deveriam ser tomadas de comum acordo.

As crianças pequenas realizaram inúmeras reivindicações, desde a mudança na rotina e ao acesso aos brinquedos como na elaboração de um abaixo assinado sendo a professora a escriba, para que a mesma pudesse almoçar junto com eles.

Por intermédio dessas observações a equipe gestora notou que o fato deles serem ouvidos permitiu que esses diálogos se intensificassem e contribuindo para o relacionamento adulto e criança.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.646