Notícias
Arraiá do Tamandaré viaja pela cultura dos imigrantes em São Paulo
“II Arraiá’ da EMEF Almirante Tamandaré apresentou a história da imigração em São Paulo com muita música e comidas típicas
Publicado em: 12/07/2018 16h24 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Rádio Calafrio
O dia 23 de junho foi bem agitado e divertido na EMEF Almirante Tamandaré (DRE JT). O “II Arraiá” contou com muitos comes e bebes, além de muita música e dança. Era cachorro quente, milho, bolos, doces, churrasco, refrigerante, pastel e muitas brincadeiras. Bom demais, sô!!
A festa contou também com apresentações do Projeto de Percussão com a professora Daniella Pires e do Projeto Música e Movimento com a professora Carolina Cortinove. “Gostei muito de participar da dança da catira com a professora Carolina, porque é uma dança bem animada e a gente se movimenta bastante”, falou Maria Eduarda Silva Goes, aluna do quarto ano.
“O Arraial da nossa escola trouxe como temática a ‘Imigração na cidade de São Paulo’, pois queríamos trazer e explorar nossas diferentes culturas, uma vez que os paulistanos receberam e continuam recebendo influências dos povos que aqui se instalaram, trazendo consigo vivências, costumes e características peculiares. Somos uma mistura de italianos, portugueses, espanhóis e tantas outras nacionalidades que nos fazem esse povo rico em tradições!”, explicou Kelly Andressa Pereira Nieuwenhoff, assistente de direção.
A Imprensa Jovem Rádio Calafrio esteve presente comandando o som e também foi responsável pela criação dos cenários baseados na imigração na cidade de São Paulo: cantina italiana, padaria portuguesa, ruas do bairro da Liberdade e cervejaria alemã. Completaram ainda os cenários do rancho da pamonha, falando da importância do milho na culinária boliviana e indígena e a tapiocaria explorando a influência africana e indígena.
“Procuramos mostrar um pouco da influência desses povos e culturas no cotidiano dos paulistanos e que, muitas vezes, passa despercebido. São Paulo é uma capital completamente diferente das outras do Brasil, não temos muito bem definida uma cultura, porque somos de múltiplas culturas. Por isso mesmo podemos falar que São Paulo é uma capital cultural. Esse Arraial foi um trabalho em conjunto com várias disciplinas e envolveu todos os professores da unidade e a gestão”, explicou a professora Ludmilla Mignaco, responsável pelo Projeto Imprensa Jovem.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil
Secretaria Municipal de Educação
EMEF recebe visita de grupo de africanos para discutir cultura e desafios migratórios
Diretoria Regional de Educação Penha
Convocação de Agentes de Recreação, Coordenadores de Polo e Oficineiros para o Recreio nas Férias Julho/2023
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Butantã
1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores
Secretaria Municipal de Educação
CODAE lança formulário para conceder o Selo CEI Amigo do Peito 2023
Relacionadas

EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil
Publicado em: 01/06/2023 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

EMEF recebe visita de grupo de africanos para discutir cultura e desafios migratórios
Publicado em: 01/06/2023 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Convocação de Agentes de Recreação, Coordenadores de Polo e Oficineiros para o Recreio nas Férias Julho/2023
Publicado em: 01/06/2023 2h17 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Publicado em: 31/05/2023 1h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores
Publicado em: 30/05/2023 5h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã