Notícias

Apresentação da AEL na EMEF Almirante Tamandaré

Estudantes encenam peça com base em conto de Ricardo Azevedo

Publicado em: 18/09/2017 14h50 | Atualizado em: 30/11/2020

Apresentacao_AEL_EMEF_Almirante_Tamandare_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Rádio Calafrio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré

Sob orientação das professoras Valéria Silva (Sala de Leitura) e Vanice Terezinha Morell (Arte), alunos do quinto ao oitavo ano apresentaram, no dia 31 de agosto, a peça “A Ciência que nos deixa maluco”, adaptação de um conto de Ricardo Azevedo. A encenação faz parte do Projeto AEL (Academia Estudantil de Letras) e teve a participação da Imprensa Jovem Rádio Calafrio realizando a cobertura do evento.

Criado pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves em 2005 na EMEF Padre Antônio Vieira, a AEL foi inspirada na ABEL, Academia Brasileira de Letras e temo objetivo de incentivar, de forma lúdica, o gosto pela leitura. Na EMEF Almirante Tamandaré, a AEL está em processo de implantação.

“A ideia da AEL é ser uma mini academia, com cada aluno representando seu autor favorito, chamado de amigo literário. Escolhemos Ricardo Azevedo para a montagem da peça porque o autor causa simpatia imediata nos leitores, por ser contemporâneo e escrever muito sobre a cultura popular”, explicou a professora Valéria Silva.

Os alunos também gostaram de fazer a primeira grande participação em público. “Fiquei com um pouco de vergonha, mas gostei muito de ser o robô da história”, disse Gustavo de Deus Simões da Silva, aluno do quinto ano, integrante do Projeto.

Atualmente, são 67 Academias Estudantis de Letras. Em agosto de 2015, foi publicada a Portaria nº 5.296 que Institui o Projeto “Academia Estudantil de Letras” nas Unidades Educacionais que mantêm o Ensino Fundamental e o Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Acompanhe a apresentação:

Acesse o site da Rádio Calafrio

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
1 2 3 1.283