Notícias
Após quase 42 anos de trabalho, docente da rede municipal de SP recebe aposentadoria no Dia dos Professores
‘Eu acredito na educação e na escola pública. Vou me aposentar não por falta de vontade de trabalhar, mas para abrir espaço para novos profissionais’, diz Ana Maria; filha dela também é professora e passou em concurso da rede
Publicado em: 15/10/2021 13h16 | Atualizado em: 15/10/2021
Desde o dia em que ganhou o seu primeiro livro de histórias, ainda na infância, Ana Maria Alves Bermejo Sousa se apaixonou ainda mais pela leitura e decidiu que também escreveria sua própria história compartilhando conhecimento com outras pessoas.
Hoje aos 61 anos de idade, a professora coleciona quase 42 deles na rede municipal de ensino de São Paulo. Prestes a se aposentar neste 15 de outubro, Dia dos Professores, ela relembra com carinho todos os anos que passou em sala de aula com as crianças da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos. “Desde a primeira escola que dei aula até a que estou agora, sempre tive muita sorte e encontrei pessoas que me ajudaram, gestões abertas e que nos apoiavam. Recentemente os alunos da primeira turma que tive me encontraram nas redes sociais e fiquei muito feliz de vê-los formados, alguns são médicos, engenheiros, psicólogos, por exemplo”, contou ela.
Durante a pandemia, ela não deixou de cultivar o vínculo com seus alunos da EMEI Professora Rosilda Silvio Souza e enviava uma série de vídeos com atividades que compartilhava com a turma. Para ela, essa relação é um dos principais pilares que fazem a educação dar certo. “Eu acredito muito na importância de dar voz aos alunos, no acolhimento que devemos ter com as famílias também. É necessário ter todo mundo por perto”, complementou Ana.
Suas quatro filhas foram estudantes da rede municipal, inclusive em escolas que ela lecionava, e uma delas se inspirou na mãe para escolher sua profissão. “Minha filha é professora e passou no último concurso da prefeitura. Eu acredito na educação, na escola pública e vou me aposentar para poder cuidar melhor da minha mãe, que já é centenária, mas também para poder dar espaço aos novos profissionais que estão chegando”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo recebe atendimento do Cate Móvel
Bom de Prova
Direito de aprendizagem é uma questão de cidadania
Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker
CEU e COCEU
EMEF Alexandre de Gusmão promove encontro sobre prevenção da violência e cultura de paz
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Vila Atlântica comemora 22 anos com festa aberta a comunidade
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Meninos comemora 22 anos com festa aberta a comunidade
Relacionadas

CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo recebe atendimento do Cate Móvel
Publicado em: 21/10/2025 5h53 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Direito de aprendizagem é uma questão de cidadania
Publicado em: 21/10/2025 11h23 - em Bom de Prova

Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker
Publicado em: 20/10/2025 3h06 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

EMEF Alexandre de Gusmão promove encontro sobre prevenção da violência e cultura de paz
Publicado em: 20/10/2025 9h00 - em CEU e COCEU

CEU Vila Atlântica comemora 22 anos com festa aberta a comunidade
Publicado em: 17/10/2025 5h33 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba