Notícias

Alunos realizam ação solidária em prol de idosos

Estudantes da EMEF Dr. João Augusto Breves desenvolvem TCA sobre o respeito à terceira idade

Publicado em: 27/10/2015 15h14 | Atualizado em: 30/11/2020

alunos_realizam_acao_prol_de_idosos_740_x_430.jpg

Matéria redigida pela equipe BNE Imprensa Jovem da EMEF Dr. João Augusto Breves. Alunos: Victor Machado Silva, Gustavo Adão Domingos, Edson Candido Gomes Junior, Gabriel Garcia da Silva de Oliveira

Ação solidária em prol de idosos de uma casa de repouso da região leste, realizada pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Augusto Breves, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel, proporciona o encontro de gerações e momentos de muita alegria e emoção para alunos, professores e idosos. A coleta das doações foi realizada no mês de setembro e a entrega aconteceu no dia 7 de outubro, acompanhada de uma bela e emocionante apresentação musical, promovida pelos próprios alunos e ex-alunos da escola. Toda ação teve como foco os cuidados em defesa dos direitos do idoso.

A unidade escolar está desenvolvendo o Trabalho Colaborativo de Autoria – TCA, que é elaborado pelos alunos e acompanhado sistematicamente pelos professores, que atuam como orientadores.

A educação nesse processo é pensada como forma de intervenção no mundo através de diferentes linguagens, o que implica um processo que envolve a leitura, a escrita, a busca de resoluções de problemas, a análise crítica e a produção de propostas e produções reflexivas dentro do tema escolhido, que devem sempre estar de acordo com o projeto pedagógico da escola. Para se aprender atitudes é necessária uma prática constante, coerente e sistemática em que valores sejam almejados e expressos, respeitados e relacionados na socialização entre pessoas e na escolha dos assuntos a serem tratados.

Então, um dos temas escolhido pelos alunos é o respeito ao idoso. Os alunos escolheram estudar e tratar sobre o assunto porque incomoda observar o desrespeito e abandono que muitos já vivenciaram em seu cotidiano. A partir daí, os alunos decidiram visitar uma instituição: a Casa do Ancião, na busca de profissionais que pudessem compartilhar as trocas de experiências, vivências e conhecimentos para que as informações e os conhecimentos se multipliquem e mudanças individuais e coletivas se concretizem, culminando numa campanha de coleta de materiais para doação e em uma ação que proporcionou momentos de alegria aos usuários do local.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Naapa
Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.284