Notícias

Alunos realizam ação solidária em prol de idosos

Estudantes da EMEF Dr. João Augusto Breves desenvolvem TCA sobre o respeito à terceira idade

Publicado em: 27/10/2015 15h14 | Atualizado em: 30/11/2020

alunos_realizam_acao_prol_de_idosos_740_x_430.jpg

Matéria redigida pela equipe BNE Imprensa Jovem da EMEF Dr. João Augusto Breves. Alunos: Victor Machado Silva, Gustavo Adão Domingos, Edson Candido Gomes Junior, Gabriel Garcia da Silva de Oliveira

Ação solidária em prol de idosos de uma casa de repouso da região leste, realizada pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Augusto Breves, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel, proporciona o encontro de gerações e momentos de muita alegria e emoção para alunos, professores e idosos. A coleta das doações foi realizada no mês de setembro e a entrega aconteceu no dia 7 de outubro, acompanhada de uma bela e emocionante apresentação musical, promovida pelos próprios alunos e ex-alunos da escola. Toda ação teve como foco os cuidados em defesa dos direitos do idoso.

A unidade escolar está desenvolvendo o Trabalho Colaborativo de Autoria – TCA, que é elaborado pelos alunos e acompanhado sistematicamente pelos professores, que atuam como orientadores.

A educação nesse processo é pensada como forma de intervenção no mundo através de diferentes linguagens, o que implica um processo que envolve a leitura, a escrita, a busca de resoluções de problemas, a análise crítica e a produção de propostas e produções reflexivas dentro do tema escolhido, que devem sempre estar de acordo com o projeto pedagógico da escola. Para se aprender atitudes é necessária uma prática constante, coerente e sistemática em que valores sejam almejados e expressos, respeitados e relacionados na socialização entre pessoas e na escolha dos assuntos a serem tratados.

Então, um dos temas escolhido pelos alunos é o respeito ao idoso. Os alunos escolheram estudar e tratar sobre o assunto porque incomoda observar o desrespeito e abandono que muitos já vivenciaram em seu cotidiano. A partir daí, os alunos decidiram visitar uma instituição: a Casa do Ancião, na busca de profissionais que pudessem compartilhar as trocas de experiências, vivências e conhecimentos para que as informações e os conhecimentos se multipliquem e mudanças individuais e coletivas se concretizem, culminando numa campanha de coleta de materiais para doação e em uma ação que proporcionou momentos de alegria aos usuários do local.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540