Notícias

Alunos realizam ação solidária em prol de idosos

Estudantes da EMEF Dr. João Augusto Breves desenvolvem TCA sobre o respeito à terceira idade

Publicado em: 27/10/2015 15h14 | Atualizado em: 30/11/2020

alunos_realizam_acao_prol_de_idosos_740_x_430.jpg

Matéria redigida pela equipe BNE Imprensa Jovem da EMEF Dr. João Augusto Breves. Alunos: Victor Machado Silva, Gustavo Adão Domingos, Edson Candido Gomes Junior, Gabriel Garcia da Silva de Oliveira

Ação solidária em prol de idosos de uma casa de repouso da região leste, realizada pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Augusto Breves, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel, proporciona o encontro de gerações e momentos de muita alegria e emoção para alunos, professores e idosos. A coleta das doações foi realizada no mês de setembro e a entrega aconteceu no dia 7 de outubro, acompanhada de uma bela e emocionante apresentação musical, promovida pelos próprios alunos e ex-alunos da escola. Toda ação teve como foco os cuidados em defesa dos direitos do idoso.

A unidade escolar está desenvolvendo o Trabalho Colaborativo de Autoria – TCA, que é elaborado pelos alunos e acompanhado sistematicamente pelos professores, que atuam como orientadores.

A educação nesse processo é pensada como forma de intervenção no mundo através de diferentes linguagens, o que implica um processo que envolve a leitura, a escrita, a busca de resoluções de problemas, a análise crítica e a produção de propostas e produções reflexivas dentro do tema escolhido, que devem sempre estar de acordo com o projeto pedagógico da escola. Para se aprender atitudes é necessária uma prática constante, coerente e sistemática em que valores sejam almejados e expressos, respeitados e relacionados na socialização entre pessoas e na escolha dos assuntos a serem tratados.

Então, um dos temas escolhido pelos alunos é o respeito ao idoso. Os alunos escolheram estudar e tratar sobre o assunto porque incomoda observar o desrespeito e abandono que muitos já vivenciaram em seu cotidiano. A partir daí, os alunos decidiram visitar uma instituição: a Casa do Ancião, na busca de profissionais que pudessem compartilhar as trocas de experiências, vivências e conhecimentos para que as informações e os conhecimentos se multipliquem e mudanças individuais e coletivas se concretizem, culminando numa campanha de coleta de materiais para doação e em uma ação que proporcionou momentos de alegria aos usuários do local.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.671