Notícias

Alunos escritores da EMEF Benedito Calixto produzem contos nas aulas de informática

Livro e documentário serão realizados a partir dessa experiência

Publicado em: 16/11/2017 15h10 | Atualizado em: 30/11/2020

Calixto_740_x_430.jpg

Alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Calixto, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, tornam-se escritores de contos nas aulas de informática.

“A ideia surgiu da necessidade de auxiliar o trabalho desenvolvido em sala de aula, com o objetivo de consolidar a leitura e a escrita”, comenta Paulo Ricardo, Professor Orientador de Informática Educativa (POIE), idealizador do projeto.

“Aprendi a corrigir as palavras, a fazer uma história com o computador, era uma coisa que eu não sabia fazer corretamente”, comenta o aluno escritor Benjamin, do 4º ano B.

Este é o terceiro ano de desenvolvimento do projeto na unidade. Com duração de três bimestres, ele foi organizado nas seguintes etapas:

1ª etapa – Sondagens com os alunos do ciclo de alfabetização (3ª ano) para o ciclo interdisciplinar (4ª ano), visando identificar as necessidades e oportunidades de aprendizagem.

2ª etapa – Planejamento do projeto tendo a sondagem como base, contemplando as expectativas de aprendizagem propostas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação (SME).

3ª etapa – Introdução ao programa de edição de documentos Microsoft Word como meio de escrita, apresentando suas ferramentas e possibilidades.

4ª etapa – Utilização do Google como ferramenta de pesquisa de informações na internet.

5ª etapa – Com base nas informações pesquisadas e orientadas pelo professor, os alunos forma estimulados a treinar a leitura e escrita de pequenos contos.

6ª etapa – Construção de contos oficiais para compor o livro de histórias do projeto.

7ª etapa – Compilação das produções e edição do livro de contos Escritores do Calixto 2017.

8º etapa – Evento de apresentação dos contos para alunos de outras turmas, com direito a sessão de autógrafos dos alunos escritores. As apresentações serão gravadas em vídeo e farão parte de um documentário que contará a história sobre os Escritores do Calixto.

Confira a última versão do livro de contos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212