Notícias
Alunos do CIEJA Clóvis Caiano Miquelazzo produzem jogo que explora problemas e soluções para o bairro
Projeto realizado após pesquisa com moradores e lideranças do Parque Bristol
Publicado em: 16/01/2017 17h29 | Atualizado em: 30/11/2020Os alunos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Clóvis Caitano Miquelazzo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga desenvolveu, no final de 2016, o jogo de tabuleiro Sociedade e Política. Ele foi elaborado como uma forma de registrar e avaliar o processo de aprendizagem durante o projeto do 2º semestre da escola, do qual herdou o nome.
O jogo se originou do trabalho feito pelos módulos IV – 8º e 9º anos – acerca dos problemas nas áreas de cultura, saúde, educação e habitação existentes no bairro onde se localiza o CIEJA, o Parque Bristol. Segundo Ewerton Menezes, Assistente Pedagógico e Educacional do CIEJA e integrante da equipe de construção do jogo, além de discutir sobre essas questões com os educandos, o projeto procurou, ainda, instigar nos alunos a busca por soluções para os problemas encontrados.
Foram feitas pesquisas com moradores do bairro, entrevistas com lideranças locais e agentes públicos e a retomada de textos dos educandos de 2015, nos quais eles abordaram formas de melhorar a qualidade de vida no bairro onde moram. A partir dessas informações, os grupos de alunos foram divididos em quatro áreas – Lazer, Cultura e Esporte; Saúde; Educação e Infraestrutura Urbana – apresentando problemas, causas, consequências e possíveis soluções para cada uma delas.
A partir desse processo foi construído o jogo, constituído por um tabuleiro com nove quadrantes que representam cada uma das nove regiões do bairro. Cada quadrante recebe duas transparências onde estão escritos possíveis problemas das quatro áreas estudadas e o time, composto por quatro jogadores, precisa resolver os problemas do território.
Intitulados no jogo de “líderes comunitários”, os alunos precisam combinar cartas de políticas públicas com cartas de agentes políticos e mobilizar os moradores para que reivindiquem e cobrem as soluções. Esses moradores são representados por marcadores, adquiridos quando os jogadores lançam os dados em suas rodadas. O grupo que, coletivamente, conseguir resolver todos os problemas do território, é o ganhador.
Nas aulas de arte, os alunos produziram artesanalmente as peças do jogo, o tabuleiro e as cartas. Ele será disponibilizado, em 2017, para outras turmas da escola e outras Unidades Educacionais que queiram usá-lo com os educandos.
Confira a galeria de imagens do jogo de tabuleiro Sociedade e Política.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Relacionadas
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Publicado em: 13/11/2024 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Publicado em: 12/11/2024 6h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Publicado em: 11/11/2024 5h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Publicado em: 11/11/2024 1h17 - em Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Publicado em: 11/11/2024 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação