Notícias

Alunos do 9º ano da EMEF Célia Regina visitam Sistema Metroviário de São Paulo

Atividade complementa conteúdo de Geografia sobre Globalização e Mobilidade Urbana

Publicado em: 23/08/2017 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020

Alunos_9_ano_EMEF_Celia_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Célia Regina

No dia 8 de junho, um grupo de 12 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Célia Regina, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, acompanhados pelas professoras Jéssica Oliveira e Claudia Cabral, realizou uma saída pedagógica para visitar algumas estações do sistema metroviário de São Paulo, localizadas nas linhas Azul, Vermelha e Amarela. O objetivo foi analisar os sistemas ferroviários da cidade de São Paulo, que fizeram e fazem parte da economia de nosso país tendo, como exemplos, estações do metrô e linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

No decorrer do 2º bimestre, na matéria de Geografia, ministrada pela professora Jéssica, os alunos estudaram as características da Globalização, desde o período histórico das Revoluções Industriais no século XVIII até o século XXI, com a Revolução Técnica-Científica. Para complemento, os discentes assistiram ao filme “Mauá – O Imperador e o Rei”, dirigido por Sérgio Rezende. Após reflexões, perceberam algumas influências desse brasileiro para o avanço industrial em nosso país, no século XIX.

A partir da visita, foi possível que os alunos analisassem e observassem a projeção e interligações das linhas do trem e metrô. Além disso, lembraram que o objetivo da construção dos trilhos era para o deslocamento de mercadorias dentro do país e realização de exportações. Atualmente, são utilizados para conduzir pessoas de um lugar para outro com mais rapidez.

Em relação aos aspectos sociais, os estudantes observaram o perfil das pessoas e perceberam modificações no comportamento e vestimenta de acordo com a localização. Observaram que os homens estavam vestidos com ternos e gravatas e as mulheres com saltos e roupas mais formais na estação da Sé e, principalmente, na linha Amarela.

A modernidade da linha Amarela foi outro assunto recorrente entre eles. Os estudantes também reconheceram a estação da Luz como um patrimônio histórico.

Sobre os grafites observados nas estações Sé e Luz, o aluno Hugo Souza, 14, relata que “as imagens mostram assuntos diversos. Na Sé, parecia que mostravam guerras no período medieval e, na Luz, a escravidão, ditadura militar, liberdade de expressão e outros assuntos que estamos estudando no TCA. Também achei muito bonita a linha Amarela, e a Azul”. Já a aluna Brunna de Lima, 15, observa que “a saída foi muito divertida, nós nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo. Achei muito importante as produções que vimos no metrô. Isso mostra que, mesmo dentro de um lugar em que as pessoas passam sempre correndo, é possível ver um pouco de arte e alegria”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo de lego com o texto

1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores 

Publicado em: 30/05/2023 5h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de três mães amamentando seus bebês. Elas estão sentadas no chão com as pernas cruzadas e tomando sol com eles.

CODAE lança formulário para conceder o Selo CEI Amigo do Peito 2023

Publicado em: 29/05/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes sentados em suas carteiras fazendo prova.

Rede UniCEU abre processo seletivo para coordenador de polo

Publicado em: 26/05/2023 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de fundo cinza com a marca dágua do brasão da Cidade de São Paulo - Educação em branco

Nota à Folha de S.Paulo

Publicado em: 26/05/2023 6h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto do corredor da EMEF Laerte Ramos de Carvalho, com exposição de trabalhos sobre causas sociais

EMEF Laerte Ramos de Carvalho promove exposição de trabalhos sobre causas sociais

Publicado em: 26/05/2023 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 4 5 1.349