Notícias

Alunos de TCA da EMEF Almirante Tamandaré visitam mostra sobre arte boliviana

Alunos do 9º ano foram ao Sesc Bom Retiro conhecer um pouco mais sobre a cultura boliviana e explorar outros territórios da cidade

Publicado em: 07/05/2018 13h37 | Atualizado em: 30/11/2020

tca_travessas_ocultas_740x430.jpg

Por Imprensa Jovem Rádio Calafrio

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, (Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé), localizada na Vila Maria Alta, foram visitar a mostra de arte contemporânea “Travessias Ocultas – Lastro Bolívia” no Sesc Bom Retiro. Essa visita faz parte das orientações da professora Carolina Cortinove, uma das responsáveis pela orientação do Trabalho Colaborativa de Autoria (TCA) que será apresentado até o final do ano.

Oito artistas brasileiras (Denise Alves-Rodrigues, Fernanda Porto, Isadora Brant, Julia Franco Braga, Laura Berbert, Patrícia Araújo, Jonas Van Holanda e Valentina D’Avenia) e duas curadoras (Beatriz Lemos e Catarina Duncan) percorreram cinco cidades bolivianas entre 2016 e 2017, e também tiveram contato com a comunidade boliviana de São Paulo. Dessa interlocução e pesquisa in loco resultaram os trabalhos que retratam vários olhares sobre essas regiões e povos. “Eu gostei de um vídeo em que havia uma mulher tentando mover uma montanha. Ela conseguia baixar a montanha, conseguia mover do lugar com uma pedra que eles usam bastante por lá”, falou a aluna Raquel Santos. Já para a aluna Letícia Cordeiro o que chamou mais atenção foi uma máquina que sabia a resposta das perguntas: “nós pegamos um papel e questionamos se iria acontecer a 3ª Guerra Mundial, depois colocamos dentro da máquina, giramos uma manivela e saiu um cartão escrito ‘sim’!”.

Além de desenvolver a pesquisa, as relações interpessoais e o conhecimento científico, o TCA visa estimular a prática de intervenções sociais, seja na escola, no bairro ou na cidade, a fim de promover alguma mudança positiva na realidade.

“A exposição foi importante para ampliar o conhecimento sobre a Bolívia a partir da perspectiva da arte. Durante a mediação da exposição, os estudantes se confrontaram com suas visões estereotipadas sobre a população boliviana, a valorização da cultura norte-americana em detrimento das culturas latino-americanas e indígenas. Também puderam ampliar seu repertório sobre a cultura e os costumes de outro país e seu repertório sobre arte contemporânea com inúmeras linguagens artísticas como fotografia, colagem, audiovisual, texto poético etc”, explicou a professora da Sala de Leitura Carolina Cortinove.

A mostra segue até o dia 6 de maio.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante Em Sala De Aula

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp

Publicado em: 19/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do filme Ainda Estou Aqui

“Ainda Estou Aqui” terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade

Publicado em: 19/02/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas

Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

Fotografia de estudantes em cerimonia Educavest Estudantes

Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 17/02/2025 2h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Campo Limpo

Vagas Abertas para Curso de Administração Pública EAD no Polo UniCEU Campo 

Publicado em: 14/02/2025 5h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.497