Notícias

Alunos de EMEFMs concorrem a viagem internacional

Projeto trabalha com temas do livro “1808”. Estudantes melhores avaliados farão intercâmbio em Portugal.

Publicado em: 06/07/2016 15h24 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEFMs_viagem_internacional_740_x_430.jpg

Aproximadamente cento e vinte alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino participaram do concurso “Era uma Vez… Brasil”, parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Origens Produções que tem por objetivo colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento do repertório dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.

Nesta edição, o projeto traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes e contemplará mais de dez mil estudantes nas cinco cidades em que será realizado: São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP), Belo Jardim (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Na primeira fase, houve a qualificação dos professores de história do oitavo ano fundamental da rede pública de ensino. Foram quatro encontros com os professores, trazendo novas abordagens possíveis para o estudo da história e da literatura. Após esses encontros, foram propostas diferentes atividades de leitura, pesquisa e produção para serem aplicadas com os alunos. Os 100 alunos melhor avaliados participarão da segunda etapa do projeto e terão os seus trabalhos publicados em livro coletivo.

Durante o período de férias, os alunos do oitavo ano que forem selecionados farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de HQ, teatro, música, capoeira e audiovisual.

Os alunos melhores avaliados durante o projeto participarão de um intercâmbio de 10 dias em Portugal, onde conhecerão os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259