Notícias
Alunos de EMEFMs concorrem a viagem internacional
Projeto trabalha com temas do livro “1808”. Estudantes melhores avaliados farão intercâmbio em Portugal.
Publicado em: 06/07/2016 15h24 | Atualizado em: 30/11/2020
Aproximadamente cento e vinte alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino participaram do concurso “Era uma Vez… Brasil”, parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Origens Produções que tem por objetivo colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento do repertório dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.
Nesta edição, o projeto traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes e contemplará mais de dez mil estudantes nas cinco cidades em que será realizado: São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP), Belo Jardim (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
Na primeira fase, houve a qualificação dos professores de história do oitavo ano fundamental da rede pública de ensino. Foram quatro encontros com os professores, trazendo novas abordagens possíveis para o estudo da história e da literatura. Após esses encontros, foram propostas diferentes atividades de leitura, pesquisa e produção para serem aplicadas com os alunos. Os 100 alunos melhor avaliados participarão da segunda etapa do projeto e terão os seus trabalhos publicados em livro coletivo.
Durante o período de férias, os alunos do oitavo ano que forem selecionados farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de HQ, teatro, música, capoeira e audiovisual.
Os alunos melhores avaliados durante o projeto participarão de um intercâmbio de 10 dias em Portugal, onde conhecerão os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Secretaria Municipal de Educação
Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal
Relacionadas

Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Publicado em: 30/05/2025 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Publicado em: 30/05/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Publicado em: 28/05/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação