Notícias

Alunos da RME participam de Tour da Taça da Copa do Mundo

Estudantes conheceram o prêmio máximo da Copa

Publicado em: 08/08/2017 15h51 | Atualizado em: 30/11/2020

tour_da_taca_740_x_430.jpg

A convite da SPCOPA, Comitê Especial para a Copa do Mundo de 2014 vinculado à Prefeitura de São Paulo, alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) tiveram a oportunidade de participar do Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa, no Shopping Metrô Itaquera.

Entre os visitantes estavam 150 alunos participantes da Academia Estudantil de Letras (AEL), projeto desenvolvido e coordenado pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, atual assistente técnico de educação na Divisão Técnica de Programas Especiais da Diretoria Regional de Educação Penha. O projeto é desenvolvido desde 2005 entre os alunos da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, aprimorar a escrita e desenvolver uma postura acadêmica que tenha reflexos na sala de aula.

A coordenadora da AEL conta que após ter recebido o convite da SPCOPA, resolveu aproveitar o momento para lançar o concurso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol”. “Mesmo sem contar qual seria o prêmio, muitos alunos participaram do concurso por meio de textos de diversos gêneros como poesia, crônica e dissertação”, conta a coordenadora. Ao revelar aos participantes que todos teriam o direito a ficar perto do troféu da Copa do Mundo, a euforia e a expectativa tomaram conta dos alunos. “A satisfação é muito grande ao constatarmos o interesse e a desenvoltura dos estudantes nas produções textuais. E hoje eles têm a oportunidade de participar de um evento que ficará marcado em suas vidas”, disse Sueli.

No Tour do Troféu, os alunos brincaram em mesas de pebolim e em jogos eletrônicos de dança e cobrança de pênaltis, além de poderem ver todas as bolas oficiais usadas em Copas do Mundo desde 1970. Todos também tiveram direito, no final, a levar uma foto de recordação ao lado da Taça que será entregue ao campeão da Copa do Mundo no Brasil.

O aluno Jonathan Machado, do 8º ano da EMEF Antônio Carlos Rocha e participante da AEL Arnaldo Antunes, escreveu uma poesia e um conto sobre o tema “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol”. “Gostei muito de ter feito o tour e de ficar perto da Taça da Copa do Mundo”, disse Jonathan. Opinião compartilhada por Carlos Henrique, do 7º ano. “O tour foi muito legal, com muitos jogos. Estava ansioso para vir hoje”, conta Carlos. A aluna Vitóra Cristina, do 8º ano, fez uma dissertação com críticas sobre a violência de forma geral. “Não adianta nada quebrar o que foi construído para o uso de todos. Em meu texto comentei que a paz deva existir não só nos estádios como na sociedade como um todo”, comenta Vitória.

O Tour da Taça segue até domingo, dia 1º de junho, das 9h às 21h. Para ir ao evento é preciso ter o ingresso da promoção da patrocinadora e agendar a visita por este link.

Academia Estudantil de Letras – Criada em 2005 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antonio Vieira pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, atual assistente técnico de educação na Divisão Técnica de Programas Especiais da Diretoria Regional de Educação Penha, a Academia Estudantil de Letras estimula o gosto pela leitura e pela escrita ao trabalhar a autoestima dos alunos da RME. Em aulas que acontecem uma vez por semana no contraturno escolar, os estudantes tomam contato com a obra e vida de autores que vão dos clássicos aos contemporâneos. Na capital paulista já são 26 Academias Estudantis de Letras instaladas em escolas da RME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs contam com piscinas abertas à população até aos finais de semana

Publicado em: 25/09/2023 2h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso Celp CEU Quinta do Sol

CELPs dos CEUs Quinta do Sol e Tiquatira abrem os cursos básicos de japonês

Publicado em: 25/09/2023 11h03 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Uma menina está de pé segurando um taco de golfe, na frente há um menino agachado segurando bolinhas perto do buraco. Ao fundo tem duas crianças sentadas.

CEI Baroneza de Limeira oferece aulas de golfe para crianças de 5 e 6 anos

Publicado em: 25/09/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Três crianças estão pintando uma faixa. Atrás dela há uma mulher orientando elas.
Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
1 2 3 1.383