Notícias

Alunos da Rede Municipal terão aulas de empreendedorismo

Professores serão formados gratuitamente para promover empreendedorismo da rede. Projeto piloto será implantado em 13 unidades

Publicado em: 13/08/2019 16h15 | Atualizado em: 04/05/2021

Reuniao Secretario Bruno Caetano com Sebrae 1_740x430.jpg


O Secretário Municipal de Educação Bruno Caetano assinou hoje (12) um Termo de Cooperação com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), para promover a disseminação da cultura empreendedora. A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP é uma iniciativa dos dois órgãos visando promover a cultura empreendedora entre crianças do 1° ao 5° ano. Inicialmente, o projeto será implantado de maneira piloto em 13 escolas da Rede Municipal de Educação.

Reuniao Secretario Bruno Caetano com Sebrae 13_740x430.jpg

A iniciativa prevê uma formação em três módulos para os professores, totalizando 76 horas e o Seminário UniCEU Jovem Empreendedor, que é o terceiro módulo. Durante as aulas os docentes terão fundamentação teórica e metodológica do curso e vão aprender o que é o comportamento empreendedor, além de temas como a cultura de cooperação, cultura e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. Não será obrigatória a adesão e inscrição de todos os professores do 1º ao 5º ano. Os módulos serão certificados mediante frequência, participação e apresentação das atividades solicitadas, conforme legislação vigente.

O curso se utiliza de metodologia semiaberta, ou seja, as atividades poderão ser adequadas a cada Projeto Político Pedagógico, realidade local, desde que não altere os conceitos que estão sendo desenvolvidos. O objetivo é propiciar a oportunidade de relacionar teoria e prática na realização de um projeto voltado para a faixa etária da turma.

No 3º ano, por exemplo, a proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, elaborados com material reciclável. A atividade incentiva o autoconhecimento e a percepção do outro, aspectos necessários ao desenvolvimento dos comportamentos empreendedores. Além disso, o divertimento e o lazer são condições fundamentais para promoção da saúde, qualidade de vida e aprendizado.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642