Notícias

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Filho participam da Virada Cultural

Evento contou com a integração dos grupos da Academia Estudantil de Letras Ilan Brenman, Imprensa Jovem e o cantor Chico Salem

Publicado em: 05/06/2019 17h06 | Atualizado em: 30/11/2020

aberturachicosalemjacana_740x430.jpg

No sábado (18), último dia que a Virada Cultural agitou São Paulo, os alunos da Academia Estudantil de Letras (AEL) Ilan Brenman da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé (DRE JT), participaram do show de abertura da Virada Cultural, no CEU Jaçanã, com um esquete “Sketch” de nome “A carta”.

O evento partiu de um projeto de Protagonismo Cultural das escolas, no Sarau do Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã, proposto em uma articulação entre Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU)/ CEU/ Supervisão/ Escolas, onde um sábado por mês, os grupos de arte e protagonismo juvenil das EMEFs estariam se apresentando. A data de maio culminou com o evento da Virada Cultural e os alunos foram convidados a abrir o show do cantor Chico Salem.

Ao chegarem ao local os alunos foram recebidos pelo Supervisor da Secretaria Municipal de Educação (SME), da DRE JT, Jamir Candido Nogueira, que em conversa com as professoras Newci Sanches Prado, coordenadora de estudos literários e Regimara Afonso de Oliveira Degilio Mufalo, coordenadora de atividades teatrais do projeto da Academia Estudantil de Letras (AEL), explanou o roteiro da atividade, comentando ainda que o cantor gostaria de um “bate-papo” com os alunos e plateia presente, após a encenação e anteriormente ao show.

Para início de conversa, Marcelo Rodrigues de Lima, professor de história da rede estadual e músico de uma banda autoral de rock brasileiro, questionou Chico Salem acerca de quais seriam as diferenças e vivências dele em relação a ser um músico autoral e cantor, tentando uma carreira solo e sendo um músico baterista de um artista conhecido. O musico sorriu e afirmou “gosto de fazer as duas coisas, creio que elas se completam, penso que todos nós músicos deveríamos passar por ambas as situações. Aprendi e ainda aprendo muito”.

O bate papo continuou e o músico falou muito sobre sua carreira, onde fez parceria com Arnaldo Antunes em diversas composições e shows pelo Brasil e pelo mundo. Conhecido também como guitarrista na banda do ex-Titãs, já subiu ao palco com artistas como Luiz Melodia, Marina Lima, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Elza Soares, Zeca Baleiro, Emicida, Adriana Calcanhoto, Nando Reis, Branco Mello, Erasmo Carlos, entre outros. Iniciou sua carreira solo em 2002 e agora lança um segundo trabalho, Maior ou Igual a Dois, repleto de parcerias.

Ao finalizar o bate-papo com os alunos e plateia Chico Salem agradeceu e deixou sua mensagem aos alunos da EMEF Lourenço Filho: “Gostaria imensamente de agradecer a vocês a oportunidade de estar aqui e poder conversar um pouco sobre sonhos, carreira, trabalho e conquista. Que vocês possam acreditar muito em vocês pude perceber que existe um trabalho maravilhoso e estão sendo incentivados a buscar na arte um mecanismo de projeção e crescimento pessoal e enquanto pessoas. Nunca desistam daquilo que desejam, busquem, sonhem, trabalhem e conquistem. Tenho certeza de que vocês alcançarão o sucesso”.

Dando sequência na apresentação o supervisor Jamir, agradeceu ao músico e aos alunos da EMEF Lourenço Filho, explanou sobre o trabalho da SME em incentivar a cultura, os projetos, o protagonismo juvenil e de quanto isso vem crescendo na rede e consequentemente o quanto nossos alunos vêm aprendendo e tendo oportunidades de participar dessas ações e traçarem seus caminhos, sendo preparados para serem cidadãos conscientes, críticos e participativos.

A aluna Rayane Gabrielle de Oliveira Fabris, do 8ºano e integrante do projeto AEL, confirma “foi a primeira apresentação que fiz, eu estava muito nervosa, você não tem noção do quanto, mas eu posso dizer uma coisa: Nunca mais vou querer sair desse projeto, eu adorei”, comentou a aluna.

“O nosso agradecimento a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a oportunidade de nossos alunos mostrarem seu aprendizado. Satisfação por ver que a cada dia o protagonismo juvenil tem ocupado seu espaço na educação e na sociedade e que a EMEF Lourenço Filho faz parte desse processo” falou a diretora da EMEF Lourenço Filho, Maria Roselei Neres Negro.

Confiram entrevistas na íntegra e matéria bônus do evento no blog da escola: emeflourenco.blogspot.com/2019/05/ael-ilan-brenman-em-apresentacao-no-ceu.html

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212