Notícias

Alunos da EMEI Carolina Maria de Jesus estudam povos originários

Durante todo o ano letivo, as crianças pesquisam sobre etnias africanas e indígenas.

Publicado em: 07/04/2016 9h17 | Atualizado em: 30/11/2020

 estudam_povos_originarios_740_x_430.jpg

 Desde 2014, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Carolina Maria de Jesus, da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Butantã, participam de um projeto cujo objetivo é mostrar a diversidade dos povos que compõem o Brasil. Durante o ano, eles pesquisam sobre etnias africanas e indígenas e depois compartilham o trabalho entre si e com a comunidade.

A coordenadora pedagógica Fernanda Noronha conta que tudo começou há dois anos. Em um curso de formação, as professoras da unidade fizeram a leitura conjunta de “Quarto de Despejo”, cuja autora dá nome à escola. Impressionadas com a realidade que a escritora, uma pobre catadora de lixo de São Paulo, relatava naquele diário, elas decidiram iniciar um projeto que pudesse mostrar às crianças da EMEI a realidade e as origens da diversidade étnica e racial do nosso país.

O projeto funciona da seguinte maneira: a cada semestre são divididas 10 turmas (5 no período da manhã e 5 no período da tarde). Cada uma destas turmas fica encarregada de pesquisar uma etnia africana ou indígena. Durante os primeiros seis meses do ano, os alunos investigam os povos africanos e nos últimos, os povos nativos do Brasil. As crianças se debruçam sobre a história, os costumes, a música, a vestimenta e os personagens interessantes. Depois, constroem bonecos que representem cada país e etnia por eles pesquisada. Ao final de cada semestre, é realizada uma exposição para os pais e colegas.

Fernanda relata também que durante o Dia da Família, a escola leva os alunos ao Museu Afro Brasil e que o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE) fornece regularmente kits infantis de ferramentas educacionais e jogos cuja função é despertar o interesse das crianças sobre assuntos ligados a temáticas étnicas-raciais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Auditório com crianças sentadas. No palco do auditório, Estevan está em pé, com camisa laranja e calça petra, segurando o microfone, ministrando o workshop

CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem

Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes Em Uma Sala De Reunião Na Folha De S. Paulo
Cop30 Site

“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática

Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Divulgação: arquivo CEU Alvarenga

CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades

Publicado em: 18/06/2025 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Imagem com um homem de terno em uma cadeira de um estúdio de televisão

Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação

Publicado em: 18/06/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.529